20 de abril de 2012

Organização do 1 d Maio e Festival de Doçaria


Na reunião do dia 14 de Abril, e após a agitação da semana Santa, havia muito para tratar.

Assim, aproveitámos para falar acerca das nossas próximas atividades, entre elas o convívio de 1 de Maio no NEGE, o Fátima Jovem (05 e 06 Maio), o festival de doçaria (03 Junho) e o retiro de final de ano (22/23/24 Junho).

Aproveitamos desde já para convidar todos a participar no dia 01 de Maio na tarde de convívio que o NEGE está a organizar e que vamos também apoiar. O convívio será no campo do NEGE perto do cemitério, e a animação vai começar por volta das 10:30h e arrastar-se durante a tarde. Convidamos todos a levar farnel e almoçar no novo parque de merendas da associação: assim aproveitam e participam nos jogos que estamos a organizar para vocês (sim, há mesmo jogos para todas as idades, não te preocupes! :p) Podes dar uma olhadela ao cartaz no facebook do NEGE…

Quanto ao retiro, falámos acerca de poder mudar os moldes este ano, tanto no que diz respeito aos grupos a formar, como no que diz respeito à duração do mesmo (começarmos por exemplo numa 6ªF à noite o retiro) e à organização das refeições e programa. Afinal, ainda somos muito novos para começarmos já com velhos hábitos, não é verdade? :p

Por fim, foi tempo de começar a tratar da actividade do festival de doçaria, que será uma novidade este ano!… As coisas ainda estão muito fresquinhas nas nossas cabeças, por isso é melhor não contar grandes pormenores para já.

No entanto, podes marcar já na tua agenda: dia 03 de Junho, Domingo, estás ocupadíssimo(a) à tarde na tua agenda, podes já colocar lá um grande “NAUTAE”! ;)
Até lá, mais surpresas se revelarão… mas por agora, reserva já essa tarde e o estômago para nós, porque vai-te saber MUUUUUUITO bem! Literalmente… Acredita!!! :p

Visita ao Lar de Idosos da Gafanha do Carmo


Como estávamos em tempo de quaresma, um tempo especial de partilha, decidimos aceitar o desafio que o Grupo de Jovens Arco-Íris nos lançou, e ajudá-los a animar o Sábado Aleluia dos mais velhinhos!
Logo pela manhãzinha, lá nos reunimos na sala do Grupo de Jovens vizinho, e ficámos a conhecer os seus aposentos e segredos eheh :p  Feitas as apresentações, foi então tempo de rumar para o Lar, de guitarras e cancioneiros na mão!

E depois, foi só deixar a criatividade e as vozes soltarem-se… Cantámos, sorrimos, batemos palmas, pulámos, gritámos, rimo-nos uns com os outros… enfim, convivemos! E demos um pouco da nossa alegria àqueles que nos escutavam e que tanto apreciam um pouco de atenção…
Sem dúvida, que fazer ao fazer o bem nestes casos, acabamos por receber mais do que damos! Obrigado ao GJ Arco-Íris pelo convite!...  No que depender de nós, esta “parceria” entre Gafanhas vizinhas ainda irá dar muitos mais frutos! J

P.S. – não percam os vídeos que iremos postar acerca desta visita, garantimos que vale a pena espreitar ;)

DMJ - "Alegrai-vos no Senhor"


Pois é, foi este o tema do Dia Mundial da Juventude, no passado dia 01 de Abril em Águeda…

Gostaríamos de dizer que foi estrondoso e brutal como nos outros anos, mas infelizmente não foi isso que sentimos. Os problemas que experimentámos serão comunicados detalhadamente ao SDPJV Aveiro, no entanto, aqui segue um resumo abrangente da nossa aventura…

Este ano, partilhámos transporte com a Gafanha da Nazaré, e fomos acolhidos no Domingo de manhãzinha pela paróquia da Trofa. Desde logo, podemos ouvir e dançar algumas músicas no acolhimento, animados por uma banda. Mas o tempo não facilitou as coisas, e a chuva lá nos obrigou a recolher para a igreja! Mas como ser jovem é ser “rijo”, depois da oração de abertura, iniciámos uma caminhada em que nos dividiram por equipas, e em que tivemos que superar alguns desafios… Entretanto, tínhamos também que pensar numa quadra para compor uma música conjunta acerca do que era para nós DMJ.

No final da caminhada, e após a animação do Grupo de Jovens Sementes de Esperança, que com dinâmicas foi entretendo e divertindo o pessoal, a barriga já começava a dar horas, e foi tempo finalmente de nos dirigirmos ao mega-almoço! E como a fome apertavaaa!…

Depois do almoço, quando finalmente chegámos ao grande recinto para assistir à Mega Festa da Juventude, já apenas se ouviam os tambores, enquanto se faziam os preparativos para a Eucaristia… E nem uma musiquinha se ouvia já, para alegrar L portanto, este ano não há vídeos nossos aos pulos com Duc in Altum, não :p

Mas avançando, foi uma Eucaristia muito bonita e tocante, presidida pelo Bispo de Aveiro e em que também os párocos da Gafanha da Encarnação tiveram presença. A chuva ainda quis interromper a cerimónia, mas felizmente os jovens não desistem tão facilmente!

Fica a ideia de para o ano podermos vir todos a experimentar pernoitar no DMJ… e ficam também os nossos agradecimentos ao Padre Pedro, pelo esforço demonstrado na organização dos transportes e das inscrições da paróquia!
 

5 de abril de 2012


Quaresma, tempo de reflexão. ...
Pára!
Pensa naquilo que és para Deus, naquilo que Deus fez por ti, naquilo que Jesus fez para que tu pudesses viver e ter esta vida que hoje tens.
Age!
Diz a quem mais gostas no mundo, sem receios que gostas dessa pessoa. Faz com que essa pessoa se sinta feliz nem que seja por uns minutos com esse teu gesto de carinho.
 Aprende que Ele viveu para te ensinar, e morreu para que tu pudesses viver....

Reunião após a Noite de Oração Nautae 2012


Como sempre demos início a mais uma reunião Nautae num sábado à noite, dia 24. Mas foi uma reunião diferente. Tivemos a participação de mais 2 novos membros. Pois é, Deus entrou no coraçãozinho destes dois jovens e chamou-os a participar nesta caminhada junte dele e para ele.
Fizemos uma reunião simples mas ao mesmo tempo detalhada!
A Sara vendou os olhos a cada um de nós e em filinha levou-nos para a casa de Deus, para a nossa casa. A caminhada foi segura, um pouco duvidosa, pois de olhos tapados temos de confiar em quem nos puxa e não podemos escolher o trilho que queremos traçar.
Ouvem-se as portas a abrir. E ouvimos o silêncio acompanhado por uma música calma e suave que nos convida a refletir nos passos que estamos a tomar e no local onde estamos a entrar.
A Sara senta cada um de nós lentamente, e quando todos nós estamos sentados ela diz: podem calmamente retirar as vendas e olhar para o espaço que vos rodeia.
Tirámos as vendas e olhámos. Um altar preparado para nós. Não um banquete como podem imaginar, mas o pão que representa o Corpo do Senhor e a água que transformada em vinho representa o Sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ambas as coisas ali á nossa frente representando assim a Última Ceia. A última noite de vida Dele, para mostrar aos seus discípulos a mensagem que eles após a Sua morte teriam de pregar. Do outo lado do Altar tínhamos uma tigela e uma bilha com água, juntamente com uma toalha. Isto representa a missa de lava-pés. Jesus rebaixou-se, fez o ato que um servo devia ter sendo Ele Mestre, lavou os pés aos Apóstolos purificando a alma de cada um deles e perdoando assim os pecados. Ambos foram os últimos atos de Jesus antes da sua morte.
Após termos escutado esta mensagem cada um de nós virou-se para trás, e fizémos uns aos outros aquilo que Jesus fez aos seus apóstolos naquela noite. Lavámos um pé apenas, em sinal do gesto que Ele Mestre teve para com os pecadores.
Refletimos o gesto feito. O ato que Ele fez áqueles que não mereciam, áqueles que em outra hora pecaram.
Depois de refletirmos e partilharmos as reflexões em grupo, arrumámos e voltámos para a nossa sala. Falámos com os novos membros. Uma reunião de reflexão, porque o tempo convida a refletirmos o que Ele fez por nós. O tamanho do ato realizado por nós e que ás vezes não nos damos de conta que Ele morreu por nós.
Cabe a cada um agora, refletir por si e assumir que nem sempre estamos certos, que nem sempre pensamos nele e nem sempre tomamos as decisões certas e escolhemos o caminho difícil. Pois por vezes achamos que o mais fácil é o que está mais correto. E não o contrário.