SOBRE NÓS


O que significa Nautae?
Pode parecer uma palavra pequena, mas o seu simbolismo é enorme... “Nautae” provém do latim, e significa "navegantes", "navegadores". É uma palavra que simboliza a nossa viagem, como jovens que procuram chegar a Deus, remando ao Seu encontro e ao encontro dos Seus ensinamentos. Simboliza, ainda, a nossa vontade de chegar aos Homens, e partilhar com eles esta alegria que é ser cristão.
Aos protagonistas desta viagem sem fim, chamámos Nautae!...

Quem somos?
O Grupo de Jovens Paroquial da Gafanha da Encarnação - Nautae - surgiu no dia 10 de Março 2005,  em resposta ao pedido de D. António Francisco (Bispo de Aveiro), que durante uma celebração eucarística na nossa paróquia, manifestou o desejo de, numa próxima visita, poder ver um movimento de jovens na Paróquia de N.ª Sr.ª da Encarnação.
Foi assim que, nesse mesmo ano, os crismandos mais recentes foram convocados para uma reunião, e lhes foi colocado o grande desafio: renovar a actividade jovem cristã da paróquia, através da criação de um Grupo de Jovens. Uns abraçaram desde logo esse projecto, outros nem por isso, e outros ainda foram experimentando, para ver de que modo se adaptavam...
Ao longo dos anos, o número de elementos tem sofrido alterações, com a saída de alguns membros e entrada de outros, num ciclo normal que permite partilhar novas ideias e novas formas de pensar. Em sete anos, várias foram as actividades desenvolvidas ou em que o grupo participou: Acampadentro, Noites de Oração, saraus/espectáculos, Curso de 1º Socorros, concurso FÉstival, caminhadas ao Santuário de N.ª Sr.ª de Vagos, campanha do Banco Alimentar, (An)dar Solidário, campanha Quadrado Solidário, Fátima Jovem, Dia Mundial da Juventude, Bike-paper, Cortejo dos Reis, representações da Via-Sacra, campanha de Recolha de Rolhas, retiros, edição do Jornal de Parede Navegar, entre outras.
Mas para esta viagem, nunca somos de mais!
Se és jovem e tens mais de 15 anos, entra em contacto connosco!
Porque não começares já a viagem da tua vida?
Ficamos à tua espera!

 

Membros actuais do G.J. Nautae:
 Alice Oliveira, Carlos Matos, Cristiana Ramos, Diogo Magueta, Eunice Caçoilo, Gabriel Cardoso, José Roque, Linda Pereira, Rafael Santos, Rita Grangeia, Sara Lopes, Sofia Santos, Vanessa Gandarinho, Verónica Ribau.

1 comentários:

Parabéns pela iniciativa!
 

Enviar um comentário