25 de setembro de 2012

Qual é a tua identidade?

E a caminhada recomeça… novos elementos, novas partilhas, novas reflexões, mas um só Deus. “Tudo posso n’Aquele que me fortalece e através de uma linda troca, você pode sorrir, cantar, orar, crer, dançar, pular, amar e viver na presença do Pai.”
Nesta reunião do último Sábado (22.09.2012) refletimos sobre a nossa identidade. Descobrimos que ela inclui as nossas características quer físicas, como psicológicas, e que apesar de nascermos com certas características, podemos mudá-las, aprender a viver com elas ou adquirir outras com as nossas vivências, e que Identidade é o que vivemos fora e dentro da igreja
Foram tantas as coisas que falamos e nem sempre todos concordámos, mas numa estávamos todos de acordo:
- As nossas falhas não definem quem nós somos, mas sim as nossas escolhas, pois identidade também é liberdade.
Por isso: “EU SOU A MINHA IDENTIDADE!”

By: Rita Grangeia

23 de setembro de 2012

Início da Catequese


Para os mais distraídos, aqui vai o horário de apresentação da catequese do próximo Sábado na Gafanha da Encarnação:

Local: Salão Paroquial da Gaf. da Encarnação
Dia: 29 de Setembro
Horários de apresentação da Catequese:

1º ano: 14:30h
2º e 3º anos: 15h
4º, 5º e 6º anos: 15:30h
7º, 8º e 9º anos: 16h
10º, 11º e 12º anos: 16:30h

Estão também abertas as inscrições de Sacramentos para Adultos. Portanto quem estiver interessado em receber o Baptismo, a 1ª Comunhão ou o Crisma e tenha pelo menos 21 anos completos, deve-se dirigir ao Cartório da Gafanha da Encarnação para se informar acerca dos horários da catequese para adultos.

Um bom ano pastoral para todos!

20 de setembro de 2012

De volta ao trabalho! =)


Olá novamente! :)

Pois é, cá estamos nós para mais um ano pastoral, que começou já no passado dia 15! =)
E para recarregar energias para esta grande missão, a nossa primeira reunião do passado Sábado estendeu-se pela tarde e pela noite, na nossa nova sala.
Entre convívio, reflexões e partilhas, pudemos matar saudades uns dos outros e recordar o que verdadeiramente importa...

Começámos por fazer as apresentações aos novos membros (João e José) e depois passámos para um questionário Nautae acerca do ano que passou, para que os novos membros ficassem com uma ideia das nossas actividades, e para que avaliássemos a capacidade de memória dos restantes… E sabem que mais? A maioria teve que puxar bem pelas cabeças, para encontrar a resposta correcta e foi muito engraçado ver a dedução de cada grupo! :)
Após refrescar a memória com as respostas correctas do nosso trajecto do ano passado, foi tempo de reflectir acerca do presente… Acerca do que vivemos e trouxemos do retiro. E avaliar até que ponto o nosso coração e a nossa vida estão focados no que realmente importa.
Relembrar que se nos focarmos em Deus, como quem segura cuidadosamente um copo cheio de água, então será mais fácil abstrairmo-nos e enfrentarmos os vícios da sociedade, separando o essencial do supérfluo. Porque iremos estar sempre atentos ao copo, para que água não verta, e não veremos o resto. Que o nosso copo esteja sempre bem cheio, para que não nos esqueçamos de que Ele está sempre connosco! Que não importa o rumo que tomámos ou tomamos, porque Ele está sempre connosco… e foi também com este sentimento que celebrámos a Eucaristia das 18h.
Já ao final do dia, o nosso encontro terminou com um majestoso jantar partilhado, e claro, muita alegria, como seria de esperar (sim, e com muitos "o quê?" também XD)!

Até Sábado!