23 de junho de 2011

D2 - Actividade Arciprestal de Ílhavo

Olá!
Pois é, no dia 17 de Junho lá fomos nós para actividade arciprestal no Oudinot! :)
A chuva ainda nos tentou fazer desistir, mas nada disso! Demos a volta, e em vez de irmos de bicicleta como estava previsto, fomos de carro! E chegámos ao Oudinot às 20h, sem saber o que nos esperava...
"Mas onde vamos dormir?" "Mas que vamos fazer?" "Vamos dormir ao relento?" "Vamos acampar? Olha que eu não trouxe tenda!" "Ai eu trouxe repelente para os mosquitos, a prevenir" - Estas eram as preocupações dos nossos jovens (chiça, que nunca mais se calavam! lool)
Até que, depois de muito cantarolar, pular e rir no acolhimento feito pelo Paulo, o mistério finalmente foi desvendado: íamos passar a noite ali bem pertinho... no Navio Santo André!
Foi sem dúvida uma experiência diferente, e única. Passar a noite dentro de um navio, que ainda por cima é museu, não passa pela cabeça de qualquer um! Mas lá fomos... e todos juntos, assistimos ao filme "Bruce, o todo poderoso", enquanto roíamos umas pipoquinhas :)

Após uma soneca bem (ou mal) dormida, a alvorada foi dada pelo acender das luzes do navio. "Toca a levantar e preparar!" Mal sabiam eles o que teriam que caminhar... é que os jovens foram divididos por cores e "enviados" por grupos, sabendo apenas o destino: o farol da barra, tal como O farol da oração da manhã, que nos ilumina sempre ao longo da nossa vida....
Pois bem, chegádos ao farol, os jovens do arciprestado de Ílhavo encontraram algo no mar que os intrigava: "Olha, tem ali vários balões, e são das cores das várias equipas! Hum.... Mas está quase a chover, será que nos vão obrigar a ir à água?!" - e não é que a resposta era mesmo "SIM"? ;)  cada balão segurava uma garrafa com uma mensagem, a qual todos os membros do grupo teriam que ir buscar e através dessa mensagem, descobrir o significado do nome da actividade D2....
"Brrrrrr que friooooo!!" "Ai, não consigooo!" - pois é, não queriam, mas foram! E acreditem que depois de apanharem o gosto à água, foi difícil tirá-los de lá depois ;)  Mas ainda tinham que desvendar as pistas das mensagens, portanto, toca a reunirem-se em grupos e a mandar ideias para o ar... uns mais longe que outros, todos exploravam possibilidades para o significado do D2... Até que, depois de uma caminhada até à Igreja da Praia da Barra, foi altura de reflectir sobre esta aventura, e partilhar o que achavam ser a essência do D2.
E a verdade veio ao de cima: durante toda esta actividade, assim como durante toda a nossa vida, tentamos sempre Descobrir Deus (D2)... Aproximarmo-nos d'Ele, conseguirmos vê-Lo nas pequenas coisas, conseguirmos tomar consciência do Seu amor... sermos jovens descobridores e semeadores da paz!

E se os teus defeitos fossem virtudes?

E se aquilo que consideras serem os teus defeitos, fossem na verdade virtudes?
Já pensaste nessa possibilidade?

Olá a todos!
Na última reunião (11/06), começámos por definir as coisas para a nossa participação na actividade arciprestal de Ílhavo. A actividade terá início às 20h do dia 17 no Oudinot, e irá terminar por volta das 11h de Sábado, na Praia da Barra. Depois de muito nos debruçarmos sobre o assunto, chegámos à conclusão de iremos todos de bicicleta para a actividade, porque jovem que é jovem, tem força para dar e vender! =P
Depois disso, e após termos recebido visitas de dois antigos Nautae que se juntaram a nós, iniciámos um jogo relacionado com os nossos defeitos... Cada um escreveu numa folha 3 defeitos que tem, dobrou a folha e fez-se um sorteio em que cada um retirava uma dessas folhas. Assim, cabia-nos escrever de que forma os defeitos que estavam na folha poderiam se tornar qualidades. Difícil? :)  Nem tanto quanto imaginávamos... todos conseguimos encontrar algum aspecto em que os defeitos se poderiam tornar úteis, dependendo das situações, do estado de espírito ou das perspectivas...
Por exemplo, a grande maioria do grupo escreveu a "teimosia" como defeito. E todos conseguiram depois ver na teimosia algo de positivo, fosse porque para mudar a vida das pessoas é preciso ser teimoso e insistir, ou porque temos muitas vezes que ser persistentes e lutadores para conseguir alcançar os nossos sonhos... Se Deus não fosse teimoso para connosco, será que estaríamos onde estamos agora? :)
Em resumos, foi uma experiência muito boa, ver de que forma podemos canalizar os nossos defeitos para criar algo de positivo!

Depois do jogo, estivemos ainda a discutir acerca das férias de Verão e das férias do grupo... E após votação e muito diálogo, chegámos à conclusão que iremos tentar este ano durante as férias, continuar a encontrar-nos aos Sábados. Mas desta vez, fazendo rotatividade de quem organiza o encontro, como por exemplo aos pares.
Falámos ainda acerca da situação do grupo e acerca de alguns sentimentos abafados mas que indicavam alguma mágoa em certas situações passadas dentro do grupo... foi uma conversa aberta, que só um grupo de jovens com uma grande união poderia vir a ter.
Fica a promessa de todos tentarmos trabalhar mais e melhor, como grupo! :)

10 de junho de 2011

Matar saudades ;)

Olá a todos!
A última reunião do dia 4, como já não estávamos juntos na sala há algum tempo devido às actividades em que participámos, foi tempo de matar saudades de nós =P
Mas primeiro, há que tratar dos assuntos "burocráticos": falámos sobre o nosso sarau e sobre o feedback que recebemos das pessoas, depois falámos ainda sobre a actividade arciprestal que se vai realizar no dia 17 e 18 no Jardim Oudinot, e ainda houve tempo para realizar o sorteio dos grupos do nosso retiro de dia 9 e 10. Quanto ao sorteio, ficou assim:
*Sofia e Rafael - Reflexão
*Alice e Vanessa - Diversão
*Verónica e Cátia - Reflexão
*Linda e Lorine - Diversão
*Eunice, Rita e João - Reflexão
Cabe a cada grupo, agora colocar as mãos à obra e preparar alguma coisa para apresentar aos outros! :)
Mas depois disto tudo, aí sim, houve tempo para "nós"! :)  Fizemos alguns jogos, como o "Gostas de mim?" e o "Conheces o Tó?". Rimos, corremos, sorrimos, abraçámo-nos, tivemos as nossas pancas (naturalmente lol) mas principalmente fortalecemos a bela amizade que há entre nós, e isso sim, é o principal!
Foi uma noite muito divertida, da qual já tínhamos saudades :)

1 de junho de 2011

Dia da Comunidade Paroquial


Pois é!
Foi este Domingo, dia 29, que celebrámos o encerramento da catequese, e ainda o Dia da Comunidade da nossa Paróquia!
A eucaristia começou às 11h no Parque de Merendas perto do Cemitério, e nela foram realizadas algumas promessas dos Escuteiros da nossa paróquia. Depois da missa (e como a barriga já dava horas) foi altura de atacar a comida, num mega piquenique J
Já às 14:30h, iniciaram as apresentações das turmas de catequese, em que uns cantaram, outros contaram anedotas, outros representaram, dançaram, e muito mais… houve espaço e tempo para tudo, por isso nós também quisemos contribuir para animar a tarde, com as músicas “Se crês em Deus”, “À procura das minhas sapatilhas” e ainda uma grande modinha como “Madalena”.
Foi sem dúvida um dia muito bem passado, com muita animação, convívio e partilha entre as várias famílias da nossa paróquia! Para o ano, haverá mais! J

Campanha de Recolha de Alimentos (Banco alimentar)


Olá!
No dia 28 de Maio, decorreu a campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome, e como Grupo de Jovens Paroquial, achámos que deveríamos ajudar quem mais precisa, e recolher alimentos no supermercado Paradi da Gafanha da Encarnação, e ajudar a armazená-los.
Achámos que era uma boa forma de conseguirmos ajudar quem mais precisa. Para isso precisamos da tua ajuda, contribuindo com alimentos, como: massas, açúcar, enlatados, conservas, entre outros.
Obrigado a todos os que nos ajudam a ajudar! :)

Sarau Nautae :)


Olá pessoal!
No dia 21 de Maio realizou-se o nosso tão esperado Sarau!
O Sarau começou por volta das 21H no Salão paroquial, e tivemos uma grande receptividade por parte da comunidade da Gafanha da Encarnação, a que desde já agradecemos a presença, pois sem eles o sarau não seria possível.
Para animar a noite tivemos dança, canto, música, karaté, ballet, hip-hop, e muito mais. Agradecemos a todos aqueles que nos ajudaram a animar o sarau: ao ginásio Clube Fitness, ao ginásio Caribe, à Junta de Freguesia, aos responsáveis do infantário e ao Padre Francisco Silva, ao G.J. Arco-Íris, ao Carlos Filipe (“Caleiras”), aos nossos colegas que já fizeram parte do Nautae e que nos vieram apoiar, e ainda aos nossos apresentadores e também ex-membros, que se disponibilizarem para apresentar o Sarau. Não nos podemos também esquecer de todos aqueles que nos têm apoiado e encorajado a continuar, apesar das dificuldades: a todos eles um forte e sincero abraço!
Esta foi uma noite de animação e de divertimento, com muitas gargalhadas e sorrisos, e portanto serviu para descontrair um pouco da nossa vida quotidiana, e passar um bom bocado!
Esperamos que tenham gostado, e se tenham divertido tanto como nós :P
Agradecemos também a todos os que ajudaram e contribuíram, para a campanha “Sorrisos para Cabo-verde” e que permitiram transformar a dor em flores bonitas, para tantas crianças de Cabo-Verde!
Mas, a campanha ainda não terminou! Podes continuar a ajudar, entregando em qualquer altura o material na Loja da Palmira, em frente à igreja (roupa, roupa de cama, brinquedos, livros, material escolar ou até sabão azul, cremes, etc...). Toda a ajuda é bem-vinda, e necessária.

Nós podemos fazer a diferença na vida destas crianças! Por isso, ajuda-nos a ajudar!




P.s. Já agora, fiquem com o filme de abertura do nosso Sarau ;)

Uma reunião muito "relaxada" :)


Olá!
No dia 14 de Maio, foi tempo de descansar um pouco de toda a agitação do dia-a-dia e da organização do sarau, e fazer uma reunião diferente...
A reunião foi conduzida pela Rita, e com ela descobrimos vários exercícios de relaxamento que podem ajudar a nossa auto-estima. Focarmo-nos em nós próprios e nas nossas necessidades, esquecendo por momentos os outros, foi sem dúvida um desafio. O ambiente escuro, a música e a intimidade de grupo, proporcionou-nos momentos de descontracção que poucas vezes temos...
Houve ainda tempo para um jogo de confiança, cujo primeiro passo foi difícil para a maioria, mas que nos ensina que as pessoas que nos rodeiam podem ser em muitas ocasiões o nosso alicerce...
Uma reunião diferente, e que nos soube muito bem, principalmente depois de termos auxiliado o dia todo no retiro do 6º ano de catequese :)