26 de dezembro de 2011

Boas festas :)

O Grupo de Jovens Nautae deseja a todos um óptimo Natal e ano novo, repletos de amor, carinho, alegria, sorrisos, sonhos, saúde e muitos, muitos bons momentos para recordar...
Que Ele nasça realmente no teu lar, no teu coração, e que o saibas preservar e guardar durante todo o ano.. Vive, sorri, ama!
Ou como dizia St. Agostinho: "Ama e faz o que quiseres"!

Abraço natalício de cada um dos Nautae [[***]]

3 de dezembro de 2011

"Em busca do tesouro perdido" - O desafio está lançado!


Se frequentas a catequese do 10º ano ou estás a fazer caminhada no 11º ou 12º ano da Gafanha da Encarnação, então este desafio é para ti!!!
Vem passar uma noite absolutamente diferente, em que tudo pode acontecer!
Vem participar nesta busca por um tesouro perdido, em nem tudo o que parece é, e em que as risadas e o convívio são garantidos!
Um autêntico acampa-dentro, em que a animação e a boa disposição não vão faltar :p

Quando é?
O encontro começa no dia 21/01/2012 às 16:30h no Salão Cultural da Gafanha da Encarnação, e termina antes da hora de almoço de Domingo. Vai incluir a Eucaristia de Sábado às 18h.

Onde é?
Vão haver surpresas durante a noite (sim, porque os jovens têm que se mexer!), mas podemos adiantar que iremos pernoitar no Salão Cultural da Gafanha da Encarnação.

O que levar?
Saco-cama, colchonete, manta, almofada, lanterna, guarda-chuva, agasalho (sim porque as noites são frias!), jantar para partilhar, roupa e calçado confortável e artigos de higiene pessoal. Não há local para tomar banho, por isso quem quiser está à vontade para trazer mudas de roupa.
Quanto ao resto, deixa connosco!

Quem pode participar?
Esta actividade é de jovens para jovens, por isso apenas estão convidados os catequizandos do 10º ao 12º ano da Gafanha da Encarnação. A exclusividade é toda vossa! :p


Como posso participar?
Tens que preencher a inscrição com a assinatura do teu encarregado de educação (menores de 18, a inscrição é a imagem abaixo) e entregá-la na próxima catequese, ou enviá-la por email para jovens_nautae@hotmail.com
Deverás também entregar 1€ para inscrição, para as despesas do pequeno almoço e "ceia", porque a noite vai ser longa!


O desafio está lançado... tens coragem para o aceitar???
A aventura espera-te!

Advento: o valor da família

O AMOR é a fonte mais pura da vida: Com Amor damos, Com amor recebemos :)

Mais um sábado, mais uma reunião, mais surpresas..
A reunião foi preparada pelas duas Verónicas do grupo. Mas o que seria que elas tinham em mente? O que é que elas prepararam?
Entrámos na sala. Luzes apagadas, sala remodelada, uma imagem na parede que dizia 1ª semana do Advento.
Que a reunião comece! Com calma, e descontracção começou a reunião. Começámos por ler um pequeno excerto da Bíblia, depois lemos um texto realizado por nós. Após estes dois momentos, algo começou a passar na parede. Perguntas que foram expostas num power point com umas imagens, a cabeça a pensar, reflectir estava no lema de sábado.
Trocámos opiniões sobre algumas perguntas, pensámos na mensagem que elas nos queriam transmitir. Falámos no conceito de Família. O que é a família para nós? Quem é a nossa família além da família de sangue?
Após esta partilha, vimos um vídeo.
Todos reflectimos com ele, lemos uma oração que passou sobre o vídeo. E então a Verónica Silva distribuiu por cada um uma oração com uma casa ao lado. O objectivo era pintar a parte da casa que achássemos importante e explicar depois o porque da sua escolha. Canetas foram distribuídas, e mãos á obra. Todos pintámos ao som do vídeo, no qual todos gostámos e percebemos a sua mensagem apesar de ser espanhola.
Depois de todos termos justificado a nossa escolha a Verónica Ribau leu mais uma passagem da Bíblia. Após o momento de silencio a Verónica Silva iniciou a oração que estava na folhinha no qual entregou com a casa, e todos juntos em pé lemos a oração.
Acabámos o momento de oração, e iniciámos a outra parte da reunião.

Para começar tirámos uma fotografia de grupo!
Depois que inicie a maratona dos recados.yupi J
Com todas as informações dadas sobre o amigo invisível, com os lembretes á cerca do banco alimentar e com todos os assuntos do Acampadentro tratados. Mais um encontro que acabou.

P.S: quem quiser o power point e o vídeo me diga que eu envio, ou então coloco no nosso mural!

Sábado há mais, e o melhor é que vamos todos finalmente ver as ideias maravilhosas que os grupos tiveram para as actividades do ano Nautae. Curiosidade não falta :)

23 de novembro de 2011

Banco Alimentar Contra a Fome

 

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome é já este fim-de-semana!
Dias 26 e 27 de Novembro, vem connosco apoiar esta causa!

Faz a tua doação de alimentos nos supermercados ou hipermercados, ou vem ajudar à separação dos alimentos no armazém do banco alimentar. Nós vamos estar no Paradi da Gafanha da Encarnação e no armazém em Aveiro.
É preciso que todos contribuam nesta luta contra a fome.
Vem, participa, doa e divulga!

"Porque a fome existe 24h por dia, 7 dias por semana."  =/


A-Cor-Dar para a Vida!


No último Sábado, a reunião esteve por conta da Solange, da Cris e do João!
O que seria que eles nos tinham preparado? Porque é que eles estariam fechados na sala, sem nos deixar entrar? O suspense era grande, mas finalmente a porta abriu... de luzes apagadas, velas acesas e projector ligado, pudemos finalmente descobrir o tema da reunião: "A-cor-dar para a vida".
Começámos então por escrever num papelinho que nos distribuíram, qual ou quais eram os nossos mestres: quais eram as pessoas, coisas ou seres que nos tinham ensinado alguma coisa na nossa vida, quem é que nos tinha dado um ensinamento especial, quem é que nos servia de exemplo ou nos ajudou muito a crescer... Depois, foi tempo de partilhar com todos os "mestres" que tinham escrito e a razão porque os consideravam mestres. Várias foram as respostas, desde família, amigos próximos, colegas de turma, grupos de praxe, catequistas, momentos do Itinerário Espiritual, etc... Todos disseram as razões porque consideravam que esses mestres eram ou não um exemplo a seguir ou tinham ou não ensinamentos a dar, uma vez que foram mencionados mestres de "o que não fazer e o que não ser" também.Tudo nos ensinava alguma coisa importante na vida!
Depois do diálogo, leram-nos uma história sobre um senhor que contava que tinha aprendido as coisas mais importantes da vida através daquelas que mais vezes desprezávamos/ ignorávamos: um ladrão (cheio de fé e optimismo por dias melhores), um cão (corajoso o suficiente para enfrentar os seus medos) e uma criança, que embora fosse muito nova, soube mostrar que apesar da presença de Deus por vezes não ser sentida por nós, isso não quer dizer que Ele não esteja presente. Ao reflectirmos sobre a história e sobre o Power Point que nos mostraram, reparámos que muitas vezes as maiores aprendizagens da vida se fazem através das coisas mais pequenas e estão onde menos esperamos. Que é necessário ACORDARMOS para Vida... para os outros, para o que nos rodeia. Que muitas vezes passamos ao lado das coisas, vivendo num mundo cinzento.
Todos devemos acordar, e a-cor-dar significa "dar cor à vida". É necessário cada um de nós abrir os olhos aos outros e a Ele, é necessário começar a colorir os nosso caminhos, as nossas escolhas, e a vida dos que nos rodeiam. É necessário saber tirar das coisas que para nós até podem ser as mais insignificantes, o seu devido valor. É necessário agir, amar, acordar... e colorir! :)

Depois de cantarmos e terminada a reunião, falámos um pouco sobre a nossa actividade do Acampadentro e sobre a estrutura que queremos dar à actividade, vendo propostas de jogos, dinâmicas e esquemas que podíamos utilizar.
"E o que é isso do Acampadentro?" - (deves-te estar a perguntar) Pois bem, é uma actividade destinada aos catequizandos do 10º ao 12º ano, e que se vai realizar no fim-de-semana de 21 e 22 de Janeiro! Os pormenores ainda estão fechados a 7 chaves, mas uma coisa é certa: a diversão, boa disposição e o companheirismo são GARANTIDOS!
Fiquem atentos às próximas novidades ;)

Até ao próximo Sábado!

17 de novembro de 2011

Jantar de Magusto Nautae


Este ano, os Nautae decidiram festejar mais um Magusto, mas de forma diferente...
Decidimos realizar um jantar de Magusto, mas na companhia dos nossos familiares, para ser algo memorável e divertido.
Começámos logo no dia 12 pela manhã a organizar o espaço onde o jantar Nautae se iria realizar, pois era um jantar especial. E para além de ser o nosso jantar, era também a nossa primeira Eucaristia do ano pastoral 2011/ 2012, a qual teve direito a lembrancinhas!
Decorámos então o espaço: uma mesa para a comida, outra para as sobremesas, e ainda mais uma mesa para a Dj Alice J.
Após a missa acabar, os Nautae reuniram-se e os pais começaram a chegar com a comidinha. Quando todos estávamos já reunidos, demos inicio ao nosso tão esperado “banquete”!
Todos nós comemos e bebemos o que quisemos, ao som das Músicas escolhidas pela Dj Alice. Dançámos, jogámos matraquilhos, rimos, cantámos e como ainda era cedo, e ainda íamos petiscando, a Sara deu inicio a um jogo... Sempre com truques na manga os Nautae! :)
Cada família era um grupo, e então o jogo começou com o membro mais velho da família a ir à frente e expressar por mímica o que o papel mostrava. Foi uma comédia, pois os nossos pais já não têm a imaginação que nós jovens temos, e por isso alguns deles tiveram de recorrer à ajuda da Sara!...
Após o jogo da mímica, demos inicio a mais um jogo. Todos ficámos de costas uns para os outros, e não podíamos olhar para ninguém. Então, a Sara gritava "1", e depois tínhamos de chegar ao número 20 sem ninguém repetir um número, pois se o número repetisse voltava tudo à estaca zero. Mas como nunca mais chegávamos ao 20, a Sara decidiu diminuir para o número 10, até acabarmos por diminuir para o número 5 porque ninguém lá chegava!...  XD
Então, após admitirmos que nem contar até 5 conseguíamos, fomos todos para o bailarico que os Mordomos deste ano estavam a realizar lá fora no largo da igreja. E quando o bailarico acabou, subimos novamente para o salão e demos então início às limpezas.
Deixámos tudo conforme encontrámos, e demos por acabado mais um encontro Nautae!

Sábado há mais um encontro, na sala Nautae para mais uma reunião de partilha.
Quem quiser pode comparecer. É na igreja matriz Nossa Senhora da Encarnação pelas 21:00h.
Aparece! Abraço.

11 de novembro de 2011

Vives a vida, ou passas por ela?


Começámos mais um encontro com sorrisos no rosto, com curiosidade dentro de cada um de nós. A Alice e a Sofia tinham preparado umas coisinhas para nós.
O nome deste nosso encontro foi: Carpe DiemViver o Momento".
Em silêncio entrámos na sala, sentámo-nos nos sofás e respirámos fundo, tudo era mágico, a sala estava iluminada por velas, e algo estava projectado na parede.
Eram perguntas que no nosso recanto mais escondido, no fundo dos nossos corações perguntamo-nos e às vezes a resposta que obtemos não é a melhor.
Como por exemplo: Arrependes-te de alguma coisa que fizeste ou que querias fazer e não fizeste?
Parámos para pensar, reflectir o que estas palavras nos queriam dizer, onde elas nos queriam levar, e então recebemos um papel.
Enquanto pensávamos na pergunta que nos foi questionada, vimos um vídeo. Algo que nos fez pensar naquilo que por vezes fazemos, naquilo que dizemos sem achar que gerou sofrimento para aquela pessoa no qual as palavras foram proferidas, ou os actos que fizemos. Então quando o vídeo acabou escrevemos nesse papel aquilo que nos ia na alma, a resposta à pergunta referida anteriormente.
Depois de todos escrevermos e de pensarmos bem no acto que estávamos a fazer, cada um, um por um, foi queimar o seu papel. Neste gesto simbólico, o peso que cada um sentia foi eliminado, a dor diminuída, e o sentimento de culpa ilibado do coração.
Mas ainda não tinha acabado. Não! O 1º passo, o de admitir o nosso arrependimento, já tinha sido dado. Mas faltava o 2º...
Após o momento de reflexão ter terminado, elas prepararam uma surpresa. Num saquinho de pano estavam palavras soltas, que continham acções e gestos simples que muitas vezes são a solução a um desentendimento ou a um arrependimento: um abraço, um carinho... E então, cada um tirou uma palavra e tinha de se dirigir a uma pessoa à sua escolha e representar a palavra, colocar essa palavra em acção.
Mas o desejo era tanto de manifestarmos o carinho das palavras por todos, que cada um acabou por representar a palavra que lhe calhou a todos, repartindo o seu carinho por cada membro NAUTAE.
Assim, demos a parte séria por terminada, a Sara deu os recados e partimos em busca da realização das lembranças que vamos oferecer na Eucaristia de Sábado.

Sim, sábado dia 12 de Novembro, o Grupo de Jovens NAUTAE vai participar na celebração da sua Eucaristia, pelas 18:00h na igreja Matriz Nossa Senhora da Encarnação!
Se quiserem uma recordação dos NAUTAE, já sabem, não percam!

3 de novembro de 2011

Noite de Cinema Nautae


Sábado dia 29, foi noite de cinema na casa da Sara!
Para todos ficarmos bem e termos uma noite bem divertida, a Sara optou por mostrar um filme que agradasse a todos, tanto aqueles que apreciam terror, como aqueles que tem medo dele. Pois era noite de halloween para os Nautae!
Então a Sara arranjou o filme: “Ponha aqui o seu dentinho”. Um filme que era a gozar com a saga twilight, que por sinal era bem divertido e fez com que todos aqueles que puderam comparecer na casa dela pudessem soltar umas valentes gargalhadas.
O filme acabou, mas a diversão ainda estava longe de ser dada por terminada e então alguém disse: vamos jogar buzz? Ensinámos a Carla e a Verónica a jogar buzz. E mais tarde chegou a aniversariante Joana, com o seu namorado e com a Eunice, a Sofia e a Alice. Mas mais uma surpresa foi revelada. O ex membro Samuel apareceu também. Com comida e bebida, com risos, gargalhadas e lamentações por não conseguirmos acertar na resposta correcta demos por terminada a nossa fantástica sessão de cinema!


Sábado uma reunião especial nos espera!
A Alice e a Sofia vão nos preparar umas quantas surpresas.
Pelas 21:00h na igreja matriz da Gafanha da Encarnação.

Vem e desvenda as surpresas que nos esperam :P

26 de outubro de 2011

A invenção do Amor


Mais uma noite especial foi preparada...
Decisões que foram tomadas, sorrisos que se lançaram, piadas que foram ditas, ternura que se espalhou por cada um de nós. Coragem que foi tomada para mudar o que estava de errado na cabeça e no coração.
Como podem ver tudo coisas de jovens, cabeças que não param de pensar, corações que não param de sentir, sorrisos que amamos partilhar.
Desta vez a protagonista da reunião não foi a Sara, mas sim a Lorine.
Preparou tudo com o máximo amor e carinho, iniciámos o nosso encontro a cantar a música "Eu por ti”, depois calmamente vimos o vídeo que a Lorine nos quis mostrar, e tentámos decifrar a mensagem que ele continha.
Após o visionamento do pequeno filme sobre a Invenção do Amor reflectimos sobre a mensagem que cada um entendeu e depois ouvimos as palavras finais da Lorine.
Vimos a verdadeira mensagem. Decifrámos finalmente o código que estava lá. Por vezes só quando estamos sozinhos é que nos deparamos dos verdadeiros amigos que temos, das opções erradas que tomámos, do que deveríamos ter feito e não fizemos. Só quando perdemos alguém importante para nós é que nos deparamos que errámos, só quando perdemos alguém é que deparamos que esse alguém é mesmo importante para nós e que fizemos asneira.
Mas como tudo na vida temos de errar para aprender, e é a errar que descobrimos a nossa verdadeira essência, a nossa verdadeira razão de existir, tomamos decisões que são importantes para nós e muitas vezes esquecemo-nos do outro lado da moeda. Será que a decisão que tomo também é importante para aqueles que me rodeiam?
Acabámos a reflexão e passámos ao nosso ponto mais sério.
Fizemos pares e cada par ficou responsável por ajudar a organizar as actividades que os Nautae vão ter ao longo do ano, e outros por organizar reuniões, sejam elas animadas ou de reflexão.
Após isto tudo, cantámos mais uma música: “Ensina-me a viver” e antes de darmos o nosso encontro por terminado a Lorine tinha preparado uma surpresa.
Todas as reuniões temos uma surpresa, agora qual seria esta?
Cantar a música dos Pólo Norte: deixa o mundo girar. E com a Lorine a tocar no seu Hulk, o Rafael e a Linda a tocarem nas suas lindas e preciosas guitarras, e o resto do grupo a cantar acabámos assim mais um encontro NAUTAE.

Sábado há mais, pelas 21:00h na igreja.
Se quiseres aparece e vem dar lugar a alegria no teu coração!

17 de outubro de 2011

A Senhora do Rosário...


A Sara preparou tudo ao pormenor.
Enquanto estávamos na sala à espera da malta para iniciar mais um encontro diferente, a Sara deixou-nos com uma missão: delinear se haveríamos de fazer o magusto só connosco, ou se chamávamos os nossos pais e amigos.
Após esta tarefa ser concretizada, a Sara voltou e vendámos os olhos, pois uma surpresa estava preparada... mas o que seria?
Uma coisa era certa, mais uma noite diferente estava à nossa espera, mas tanta curiosidade. O que seria? Porque vendámos os olhos?
Claro que a Sara não nos dizia a resposta, mas fez uma coisa engraçada. Formámos uma fila, era mais uma lagarta a andar, pois éramos muitos de olhos vendados, sem saber onde ela nos iria conduzir. Mas onde estamos? Já saímos da sala? Oh Sara onde vamos? Vamos lá fora? Cuidado Sara, mais devagar para não nos perdermos!
Nisto a Sara só se ria das nossas figuras, e o pior foi subir e andar às voltinhas na rampa da igreja. Anda lá Sara, pára, estou a ficar tonta com as estas voltas todas!
E finalmente a Sara parou e disse: agora calma, silêncio... E entrámos na igreja, mas pensam que tirámos as vendas? Enganam-se.
Quando chegámos ao ponto certo, sentámo-nos com a ajuda da Sara e ela disse: ouçam a música, o silêncio, relaxem e abstraiam-se do que vos rodeia, do mundo lá fora. Agora é só nós próprios e mais ninguém…
Entre uma série de pensamentos, tirámos as vendas e estávamos sentados em frente a um altar preparado por ela, em frente a Maria. Sentimo-nos como se fossemos os pastorinhos no qual estávamos a receber uma mensagem dela, como em outra hora foi.
Depois a Sara falou-nos do milagre do sol que ocorreu no dia 15 de Outubro de 1917 e lemos um texto acerca dele. Falámos sobre os pedidos que os pastorinhos fizeram naquela altura com tão pouca idade, e o que é que nós pediríamos se fosse hoje, a Maria. Reflectimos ainda sobre o significado do terço, sobre os Mistérios e a forma de o rezar.
Assim, rezámos em conjunto um Mistério (dezena) Gozoso, próprio do Sábado, e cantámos alguns cânticos a Maria. Depois, demos então a nossa oração e o nosso encontro por encerrados.
Arrumámos as coisinhas e voltámos a Sala Nautae, onde os nossos pertences estavam a nossa espera. Mas ainda não nos queríamos ir embora, então sentámo-nos nos sofás da Sala, a Linda e a Cristiana tocaram guitarra e a Lorine acompanhou com o seu mais recente filho/a sem nome, um ukulele, a música skyscraper da Demi Lovato. E depois?
Adeus, até Sábado, boas aulinhas para todos, e boa viagem para aqueles que vão para Longe. Se precisarem de alguma coisa estaremos aqui sempre. Beijinhos:)

E com muitos abraços e beijinhos á mistura, nos despedimos.
Sábado há mais, mas será que a Sara vai voltar a fazer surpresas? O que será que vai estar à nossa espera? Quem quiser saber, tem que aparecer:)
Sábado pelas 21:00h na igreja Matriz Nossa Senhora da Encarnação. Até lá!

12 de outubro de 2011

Na adversidade é que se prova a fidelidade...

Para os que ficaram curiosos, aqui segue o vídeo da última reunião e que gerou todos os momentos de que falámos no post anterior...
Vejam-no com olhos de ver... e enquadrem-no no trajecto da vossa vida...


O que tem dominado em ti?
A atitude de uma cegonha fiel, ou a de uma nuvem escura que teima em prejudicar os outros, mesmo sem intenção? Quantas vezes lutaste por um amigo, um sonho, um projecto, ou até mesmo por Ele, à semelhança desta cegonha?
São pequenas coisas que nos podem fazer pensar em todo o nosso percurso...

"Na adversidade é que se prova a fidelidade" 

9 de outubro de 2011

Na adversidade é que se prova a fidelidade…

Olá a todos!

Iniciámos o nosso 4º encontro NAUTAE com uma surpresa preparada pela Sara Lopes.
Ela preparou uma noite de reflexão. Uma noite muito especial, onde as emoções se soltaram de dentro dos nossos coraçõezinhos e onde podemos partilhar aquilo que verdadeiramente nos magoava. Aquilo que não nos deixava completamente livres de viver a verdadeira amizade, aquilo que nos feria cá dentro cada vez que pensávamos no que aconteceu.
Inicialmente entrámos na sala Nautae para mais um encontro, mais uma partilha, para mais uma noite diferente nas nossas vidas. Mas logo as luzes se apagaram, e variadas velas acesas deram inicio à surpresa da Sara. Mas pensas que foram as velas que a Sara preparou? Só isso?! Não.. Passados alguns segundos apareceu na parede uma imagem com a Frase: Na adversidade é que se prova a fidelidade… e tentámos com a ajuda da Sara perceber o que é que a frase nos queria transmitir, onde é que a encontrávamos no nosso dia-a-dia. Onde ela se aplicava, onde é que ela nos queria levar e porquê.
Depois, olhámos bem para nós próprios, para o nosso interior e um vídeo começou a passar na parede. Era a história de uma nuvenzinha negra que estava abaixo de todas as outras, mas tudo o que ela fazia era com amor e carinho, sem intenção alguma de magoar a cegonha que depois levava o que a nuvem criava de presente. Embora as coisas que ela transformava fossem más. Mas mesmo assim, a cegonha foi fiel à sua amizade com a nuvem e não a abandonou, apenas foi buscar protecções para não sair mais magoada com aquilo que a nuvem criava, pois sabia que não era intencional causar sofrimento à cegonha.  
E assim, todos nós descobrimos que tanto somos cegonhas indefesas e leais à amizade, como somos nuvens negras que podem provocar dor e mágoa aos outros, sem intenções de tal.
Com tudo isto, a Sara espalhou algumas nuvens negras em papel na mesa central, e quem se achava magoado com ele próprio, ou com alguém do grupo, levava a nuvem até essa pessoa, dizia que estava magoado com ela e o porquê.
Felizmente os novos dois membros do grupo, a Carla Mendes e a Verónica Ribau, decidiram ajudar-nos com aquilo que também lhes ia na alma, e indirectamente ou directamente acabaram por nos dar conselhos e ajudar a encontrar a verdadeira resposta que alguns de nós procurávamos nos nossos coraçõezinhos ou nas nossas cabeças.
O gelo foi quebrado, a dor ultrapassada e agora com tudo mais claro e perdoado sim, contudo esquecido e esclarecido, demos oportunidade ao sorriso e à felicidade, ao amor e ao perdão, para invadir nos nossos corações e irradiarem o nosso olhar de amor e alegria. Para que agora possamos viver em paz, tranquilidade e harmonia connosco próprios e com os outros, que sempre lutaram pela nossa amizade, pois somos importantes uns para os outros.

Da autoria de: Verónica Silva "Nautae"

6 de outubro de 2011

Calendarização das Actividades Nautae

 Entrámos na sala e a primeira coisa que fazemos sempre é… pegar numa guitarra.
Nesta reunião não ouve excepções pois a Cristiana levou a nova guitarra dela e a Rita ensinou a Cristiana a tocar o atirei o pão ao gato. Muito engraçado, porque quem é novato nestas andanças faz rir os outros e ri-se ele próprio das suas figuras.
Momentos depois após estarem todos os que puderam ir na salinha NAUTAE a Sara deu como iniciada a reunião – parte séria, pois como sendo um Grupo de Jovens independentemente de ser Paroquial, também nos divertimos e temos partes descontraídas.
Mas mais uma surpresa aconteceu no grupo. O que será que aconteceu? Será que foi boa ou má? Boa claro. Mais dois elementos novos entraram, a Carla Mendes e o Adão Oliveira. O grupo de fim-de-semana para fim-de-semana anda a crescer, o que é bastante bom.
Atenção, agendas a postos, lápis ou caneta na mão e que se inicie a nossa calendarização das actividades a realizar este ano.
A Sara levou um calendário todo jeitoso, já agendado com as actividades arciprestais e actividades lectivas da catequese e outros afins, nós só tivemos de ver quais os dias mais apropriados para realizar as nossas actividades, e se devíamos de cortar alguma para não ficar muito preenchido.
Após esta árdua tarefa (que de árdua não teve nada) finalizámos a nossa reunião, com um momento de oração, de reflexão com um texto da Bíblia Sagrada.
Mas estávamos longe de nos separarmos porque. Realizamos a nossa segunda parte. Sim, a parte de descontracção e de divertimento. Fomos ver um filme: “O som do Coração”. Um filme muito interessante, baseado em música e em romance. Se ainda não viram aconselhamos a ver. E com pipocas á mistura terminámos assim o nosso 3º encontro NAUTAE.

Sábado há mais, se quiserem aparecer contamos com vocês pelas 21:00h para mais surpresas!

29 de setembro de 2011

O convite está feito! ;)


26 de setembro de 2011

Ideias para o Plano de Actividades (2ª Reunião)


Uma alegria.. entramos na sala e a primeira coisa que fazemos éé.. mas o que será? ahahah sentar no sofá e cantar e rir.. As pessoas vão entrando pela porta e por cada pessoa que entra fazemos todos uma festa diferente, pois cada um é especial à sua maneira. Após o grupo estar todo reunido, cantamos uma música seriazinha e 1,2,3... atenção porque a Sara a Animadora vai falar:)
Mas será que as nossas cabeças tiveram ideias brilhantes para actividades a desenvolver este ano??? pois isso só vendo quando elas estiverem no plano de actividades NAUTAE.. mas quais serão as brilhantes ideias que tivemos na sala e em casa???ahahah dá para rir, pois algumas até são bastantes divertidas, mas se querem saber o que é, é estar atentos que este ano ainda agora começou e podem rebentar já algumas actividades dentro em breve, quem sabe.
Também tivemos duas surpresas.. sim, os NAUTAE também gostam de surpresas!!!!!! dois antigos membros do grupo decidiram aparecer para nos ajudar a escolher actividades, o que foi uma coisa bem gira, pois eles ajudaram a esclarecer o que era capaz de resultar e o que nem por isso..
Bem foi uma noite bem divertida rimo-nos muito, cantámos e acabámos a nossa 2ª Reunião NAUTAE a rezar.
Sábado pelas 21:00h há mais, quem quiser está convidado a aparecer na igreja..
Façam-nos uma surpresazinha :)

21 de setembro de 2011

Início da catequese

A apresentação de catequese na paróquia da Gafanha da Encarnação irá ser este Sábado, dia 24, a partir das 16h.
Desejamos a todas as crianças, adolescentes e jovens um ano de muita aprendizagem e crescimento!

Para todos, aqui vai um texto retirado do Blog CatequesePX:

A CATEQUESE É A ESCOLA MAIS ORIGINAL DO MUNDO

ELA É: Uma Escola para todos
· Uma verdadeira universidade - única no sentido de abranger, entre os seus alunos, pessoas de todas as idades e de todos os graus de cultura e posição social.
Uma Escola de Serviço
· Outra característica importante da Catequese é que os seus catequistas trabalham de graça. Em todo o mundo, há centenas de milhares de pessoas que oferecem gratuitamente os seus serviços, para esta missão de formação espiritual, moral e social das pessoas.
Uma Escola da vida Cristã
· A finalidade da Catequese é ensinar a viver um relacionamento criativo com Deus e com as pessoas: umas com as outras.
Uma Escola que canta
· A Catequese é uma Escola alegre. A música é usada desde a iniciação catequética até à catequese dos adultos. A Catequese é uma “Escola” que canta para louvar a Deus e para compartilhar alegrias.
Uma Escola da Bíblia
· A Bíblia é o livro da Catequese. Ela é a sua biblioteca principal; ao menos deveria ser. A seu lado, usam-se textos cuidadosamente preparados para melhor explicá-la, atendendo às necessidades dos “alunos” (catequizandos), levando em conta a sua idade, interesses e capacidade.


Uma Escola do Companheirismo
· A Catequese ensina-nos a vivermos juntos. A participarmos juntos nos encontros; a brincar e trabalhar juntos; a juntos ajudarmos o próximo e a mostramos o amor que DEUS tem por nós. A cantarmos e rezarmos, juntos.

Uma Escola Missionária
· A Catequese é uma expressão de obediência à ordem de Jesus: "Ide... Pregai..." Além disso, a Catequese desperta nos “alunos”(catequizandos) o desejo de contribuirem e de se envolverem pessoalmente na obra missionária da Igreja.

19 de setembro de 2011

1ª Reunião Nautae 2011/2012 :)

No dia 16 de Setembro pelas 21h o Grupo de Jovens Nautae reuniu-se para a primeira reunião do ano 2011/2012!  =)

A reunião começou com o convívio entre todos. Cantámos e cantámos ao som da guitarra da Lorine, rimos das calinadas uns dos outros, trocámos opiniões sobre as férias e os encontros que o grupo teve no verão e sobre as novidades que traziamos em mente. Ainda tivemos a oportunidade de conversar sobre o novo acordo ortográfico, do que gostavámos e achávamos piroso.
Após tudo isto o grupo encontrou a tranquilidade necessária e com muita atenção ouvimos aquilo que a Animadora Sara nos queria contar e fazer saber.
Fizemos o balanço positivo e negativo dos encontros que o grupo teve ao longo do verão, sobre os comentários que ouvimos durante a procissão em honra da Nossa Senhora da Encarnação e distribuímos tarefas (como pessoas encarregues do Facebook, do blog e por  postar as fotografias no Facebook após as reuniões).
Para não esquecer também que fizemos uma coisa que achámos divertida. Praxámos os dois novos membros do Grupo de Jovens, a Cristiana  Ramos e a Verónica Ribau, em que elas andaram a percorrer um trajecto de olhos vendados que não era bem aquele que elas tinham visto ao inicio antes de os vendarem (humm curiosos? vejam os vídeos aqui!).
Deu muito gozo, mas para terminar a noite em grande e porque já era indícios de festa para outros lados, fomos a pedido da Lorine fazer uma serenata à sua irmã que não só fazia anos e como no dia seguinte se ia casar!..  :)

8 de setembro de 2011

A Gafanha da Encarnação está em festa

 Olá a todos!

O tão aguardado momento, finalmente chegou:
as festas em honra de N.ª Sr.ª da Encarnação, são já este fim-de-semana! :)
Não percas esta oportunidade de visitar a nossa Gafanha e conviveres com a gente de cá, num ambiente de festa e de louvor.
Os festejos começam já amanhã à noite. De que é que estás à espera? Vem-nos fazer companhia nesta grande festa!

Para os mais distraídos, aqui segue o programa:
6ª Feira, 09 Setembro
Grupo TV5

Sábado, 10 Setembro
Grupo Inovações

Domingo, 11 Setembro
Procissão Solene às 17h
Banda Amizade e Filarmónica Gafanhense

2ª Feira, 12 Setembro
Grupo MP3 (durante a tarde e à noite)
Concerto com Rui Bandeira

Ficamos à tua espera!

27 de agosto de 2011

Abraçar é...


 No encontro de ontem, fizemos a leitura de um texto muito interessante sobre o ABRAÇO e os seus benefícios. Ora espreitem só:

«De acordo com Charles Faraone...

Abraçar é saudável. Ajuda o sistema imunológico, cura a depressão, reduz o stress e induz o sono. É revigorante, rejuvenescedor e não tem efeitos secundários desagradáveis. Abraçar é um remédio miraculoso.
Abraçar é natural, orgânico, naturalmente doce, sem ingredientes artificiais, não é poluidor, é amigo do ambiente e 100% motivador.
Abraçar é o presente ideal, óptimo para qualquer ocasião, divertido de dar e de receber, mostra atenção, vem em invólucro próprio e é totalmente devolvível.
Abraçar é praticamente perfeito, não tem pilhas que se gastem e é à prova de inflação; não engorda, não tem pagamentos mensais, é à prova de roubo e não está sujeito a impostos.
Abraçar é um recurso sub-utilizado com poderes mágicos. Quando abrimos os nossos braços e o nosso coração, incentivamos os outros a fazerem o mesmo.»
Fonte: ZonaY (Agosto 2011)

Dá vontade de receber um abraço, não dá? ;)

Quem tem a melhor pontaria?

 Olá a todos!

Pois é, na 5ª Feira à noite (25 Agosto) tivemos oportunidade de colocar a nossa pontaria em prática, entre outras coisas! :)
O grupo da Linda, Rita e Lorine surpreendeu-nos com um encontro organizado por elas, em que o que não faltava eram latas de refrigerantes e garrafas de água...
O jogo consistia em várias etapas, em que a equipa vencedora ganharia um prémio no final. Assim, formámos 2 equipas e pusemos logo em prova o nosso equilíbrio, ao tentar manter 2, 3, 4, 5 e até 6 (sim!!) latas vazias em pirâmide, enquanto tentávamos fazer um percurso com obstáculos! Resultado!? Não chegámos à 5ª lata lol, parece que não temos lá grande equilíbrio ;)
Depois, foi tempo de por a nossa pontaria em prova, no típico jogo de atirar a bola às latas, e aí houve realmente um grupo que se destacou, principalmente a nossa Sofia, que revelou um talento escondido! :) Tivemos inclusivamente direito a jogar "bowling"  e até a pontaria dos pés não escapou de ser colocada em prova, quando tentávamos derrubar garrafas de água mandando a bola com os pés. O merecido prémio, esse, foi um enorme abraço com tudo o que há de bom no seu simbolismo (ver próximo post), e também vistosa "taça", que os vencedores depois quiseram oferecer à nossa sala. :)
E por falar em sala, decidimos que na 6ª Feira iríamos dar uma arrumadela à nossa, antes de começar o novo ano e a entrada de novos membros do grupo...
Foi sem dúvida uma noite muito divertida e diferente, que nos pôs a mexer e fez revelar a alguns de nós, dotes que desconhecíamos! =)

P.S. - As fotos irão ser divulgadas depois em http://www.facebook.com/jovensnautae

23 de agosto de 2011

O que andá(a)mos a fazer durante as Férias...

Olá!!

Como devem ter reparado, o grupo de jovens entrou em mais umas férias de Verão que, por sinal, estão quase a acabar... :(
Mas durante este tempo, muitas coisas se fizeram por estes lados, e se nos têm seguido pelo facebook , saberão disso... Apesar de estarmos de férias, temos realizado alguns encontros que são organizados pelos próprios membros do Nautae, para assim partilharmos mais bons momentos como grupo! :) Portanto, aqui vai um resumo antes do início do novo ano "lectivo", para terem uma ideia do que se fez por estes lados....


Retiro Nautae (09 e 10 de Julho)
Uma tarde... uma noite... e um dia... de aprendizagem, de partilha, de revelações, de sorrisos, de lágrimas, de um calor no coração... enfim, de tudo aquilo que faz de nós Nautae! :)
Foi às 14h de Sábado que nos encontrámos junto à igreja, para dali irmos de bicicleta até ao Centro Comunitário Mãe do Redentor (Gaf. da Nazaré), local em que, à semelhança dos outros anos, iríamos passar momentos únicos e especiais...
Aquilo que por lá se passou e aquilo que se partilhou e aprendeu, está guardado no coração de cada um dos Nautae...Houve risos, abraços, mágoas, revelações, sonhos, tristezas, orações, reflexões e cantos... de tudo um pouco, e de tudo com um grande significado... sobretudo, uma noite diferente e uma manhã em que fomos o que realmente somos, em que mostrámos o nosso "eu", sem as barreiras que nos afastam e sem as máscaras que nos escondem...
Foi sem dúvida um retiro que nos fez crescer, e que revelou que aos olhos d'Ele, o essencial é o que vai no nosso coração:
"O Senhor não como o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor vê o coração" (I Samuel 16, 7)


Encontro "Pedy-Paper" (24 Julho)
Domingo às 11h da manhã, lá estávamos nós em frente à Igreja, para o primeiro encontro Nautae durante as férias, organizado pela Vanessa, Eunice e Verónica. E o que nos esperava? Um autêntico Pedy-paper, com desafios, jogos, corridas contra o tempo, quebra-cabeças, figurinhas tristes (sim, também não nos safámos dessas), e muita animação!
Ah, sem esquecer também que apanhámos uma alergia à relva, e que no final encher garrafas plásticas às cegas e colocadas na cabeça dos nossos colegas, nos deu um gozo tremendo! Só foi pena mesmo as organizadoras deste encontro terem terminado a manhã tão sequinhas ;) eheh
Mas as meninas estiveram de parabéns, e foi uma manhã muito animada!




"Seringball" (31 Julho)
"Paintball? Isso já está muito "out"! O que está a dar agora é Seringball!"
Pois, quem diria que as meninas Alice, Sofia e Cátia no 2º encontro Nautae durante as férias, se fossem lembrar de nos por a todos às corzinhas? O local do "combate" foi no parque de merendas perto do Nege, e as armas, essas, já estavam escolhidas: umas seringas enormes. E nem as riscas na cara faltaram, para dar mais realismo ao cenário de "guerra"...
Aliás, dá para perceber perfeitamente pelas fotos que a batalha foi bastante renhida... :)
Quem dera que todas as batalhas do mundo fossem assim, resultando em risos e substituindo as balas pelas cores!

Esquecer os problemas e desfrutar de tudo o resto... (6 Agosto)
Este encontro foi organizado pela Vanessa, e ela, ao seu jeitinho, deu-nos mais uma vez um pouco de si...
Foi um encontro diferente, longe de euforias, mas repleto de metáforas e analogias com a vida, e com Ele.
Deu para relaxar, para esquecer o mundo, e deixarmo-nos ficar no nosso imaginário, longe dos problemas... Partilhando sentimentos e ideias, entregando agradecimentos, e revelando a beleza de cada um! :)

23 de junho de 2011

D2 - Actividade Arciprestal de Ílhavo

Olá!
Pois é, no dia 17 de Junho lá fomos nós para actividade arciprestal no Oudinot! :)
A chuva ainda nos tentou fazer desistir, mas nada disso! Demos a volta, e em vez de irmos de bicicleta como estava previsto, fomos de carro! E chegámos ao Oudinot às 20h, sem saber o que nos esperava...
"Mas onde vamos dormir?" "Mas que vamos fazer?" "Vamos dormir ao relento?" "Vamos acampar? Olha que eu não trouxe tenda!" "Ai eu trouxe repelente para os mosquitos, a prevenir" - Estas eram as preocupações dos nossos jovens (chiça, que nunca mais se calavam! lool)
Até que, depois de muito cantarolar, pular e rir no acolhimento feito pelo Paulo, o mistério finalmente foi desvendado: íamos passar a noite ali bem pertinho... no Navio Santo André!
Foi sem dúvida uma experiência diferente, e única. Passar a noite dentro de um navio, que ainda por cima é museu, não passa pela cabeça de qualquer um! Mas lá fomos... e todos juntos, assistimos ao filme "Bruce, o todo poderoso", enquanto roíamos umas pipoquinhas :)

Após uma soneca bem (ou mal) dormida, a alvorada foi dada pelo acender das luzes do navio. "Toca a levantar e preparar!" Mal sabiam eles o que teriam que caminhar... é que os jovens foram divididos por cores e "enviados" por grupos, sabendo apenas o destino: o farol da barra, tal como O farol da oração da manhã, que nos ilumina sempre ao longo da nossa vida....
Pois bem, chegádos ao farol, os jovens do arciprestado de Ílhavo encontraram algo no mar que os intrigava: "Olha, tem ali vários balões, e são das cores das várias equipas! Hum.... Mas está quase a chover, será que nos vão obrigar a ir à água?!" - e não é que a resposta era mesmo "SIM"? ;)  cada balão segurava uma garrafa com uma mensagem, a qual todos os membros do grupo teriam que ir buscar e através dessa mensagem, descobrir o significado do nome da actividade D2....
"Brrrrrr que friooooo!!" "Ai, não consigooo!" - pois é, não queriam, mas foram! E acreditem que depois de apanharem o gosto à água, foi difícil tirá-los de lá depois ;)  Mas ainda tinham que desvendar as pistas das mensagens, portanto, toca a reunirem-se em grupos e a mandar ideias para o ar... uns mais longe que outros, todos exploravam possibilidades para o significado do D2... Até que, depois de uma caminhada até à Igreja da Praia da Barra, foi altura de reflectir sobre esta aventura, e partilhar o que achavam ser a essência do D2.
E a verdade veio ao de cima: durante toda esta actividade, assim como durante toda a nossa vida, tentamos sempre Descobrir Deus (D2)... Aproximarmo-nos d'Ele, conseguirmos vê-Lo nas pequenas coisas, conseguirmos tomar consciência do Seu amor... sermos jovens descobridores e semeadores da paz!

E se os teus defeitos fossem virtudes?

E se aquilo que consideras serem os teus defeitos, fossem na verdade virtudes?
Já pensaste nessa possibilidade?

Olá a todos!
Na última reunião (11/06), começámos por definir as coisas para a nossa participação na actividade arciprestal de Ílhavo. A actividade terá início às 20h do dia 17 no Oudinot, e irá terminar por volta das 11h de Sábado, na Praia da Barra. Depois de muito nos debruçarmos sobre o assunto, chegámos à conclusão de iremos todos de bicicleta para a actividade, porque jovem que é jovem, tem força para dar e vender! =P
Depois disso, e após termos recebido visitas de dois antigos Nautae que se juntaram a nós, iniciámos um jogo relacionado com os nossos defeitos... Cada um escreveu numa folha 3 defeitos que tem, dobrou a folha e fez-se um sorteio em que cada um retirava uma dessas folhas. Assim, cabia-nos escrever de que forma os defeitos que estavam na folha poderiam se tornar qualidades. Difícil? :)  Nem tanto quanto imaginávamos... todos conseguimos encontrar algum aspecto em que os defeitos se poderiam tornar úteis, dependendo das situações, do estado de espírito ou das perspectivas...
Por exemplo, a grande maioria do grupo escreveu a "teimosia" como defeito. E todos conseguiram depois ver na teimosia algo de positivo, fosse porque para mudar a vida das pessoas é preciso ser teimoso e insistir, ou porque temos muitas vezes que ser persistentes e lutadores para conseguir alcançar os nossos sonhos... Se Deus não fosse teimoso para connosco, será que estaríamos onde estamos agora? :)
Em resumos, foi uma experiência muito boa, ver de que forma podemos canalizar os nossos defeitos para criar algo de positivo!

Depois do jogo, estivemos ainda a discutir acerca das férias de Verão e das férias do grupo... E após votação e muito diálogo, chegámos à conclusão que iremos tentar este ano durante as férias, continuar a encontrar-nos aos Sábados. Mas desta vez, fazendo rotatividade de quem organiza o encontro, como por exemplo aos pares.
Falámos ainda acerca da situação do grupo e acerca de alguns sentimentos abafados mas que indicavam alguma mágoa em certas situações passadas dentro do grupo... foi uma conversa aberta, que só um grupo de jovens com uma grande união poderia vir a ter.
Fica a promessa de todos tentarmos trabalhar mais e melhor, como grupo! :)

10 de junho de 2011

Matar saudades ;)

Olá a todos!
A última reunião do dia 4, como já não estávamos juntos na sala há algum tempo devido às actividades em que participámos, foi tempo de matar saudades de nós =P
Mas primeiro, há que tratar dos assuntos "burocráticos": falámos sobre o nosso sarau e sobre o feedback que recebemos das pessoas, depois falámos ainda sobre a actividade arciprestal que se vai realizar no dia 17 e 18 no Jardim Oudinot, e ainda houve tempo para realizar o sorteio dos grupos do nosso retiro de dia 9 e 10. Quanto ao sorteio, ficou assim:
*Sofia e Rafael - Reflexão
*Alice e Vanessa - Diversão
*Verónica e Cátia - Reflexão
*Linda e Lorine - Diversão
*Eunice, Rita e João - Reflexão
Cabe a cada grupo, agora colocar as mãos à obra e preparar alguma coisa para apresentar aos outros! :)
Mas depois disto tudo, aí sim, houve tempo para "nós"! :)  Fizemos alguns jogos, como o "Gostas de mim?" e o "Conheces o Tó?". Rimos, corremos, sorrimos, abraçámo-nos, tivemos as nossas pancas (naturalmente lol) mas principalmente fortalecemos a bela amizade que há entre nós, e isso sim, é o principal!
Foi uma noite muito divertida, da qual já tínhamos saudades :)

1 de junho de 2011

Dia da Comunidade Paroquial


Pois é!
Foi este Domingo, dia 29, que celebrámos o encerramento da catequese, e ainda o Dia da Comunidade da nossa Paróquia!
A eucaristia começou às 11h no Parque de Merendas perto do Cemitério, e nela foram realizadas algumas promessas dos Escuteiros da nossa paróquia. Depois da missa (e como a barriga já dava horas) foi altura de atacar a comida, num mega piquenique J
Já às 14:30h, iniciaram as apresentações das turmas de catequese, em que uns cantaram, outros contaram anedotas, outros representaram, dançaram, e muito mais… houve espaço e tempo para tudo, por isso nós também quisemos contribuir para animar a tarde, com as músicas “Se crês em Deus”, “À procura das minhas sapatilhas” e ainda uma grande modinha como “Madalena”.
Foi sem dúvida um dia muito bem passado, com muita animação, convívio e partilha entre as várias famílias da nossa paróquia! Para o ano, haverá mais! J

Campanha de Recolha de Alimentos (Banco alimentar)


Olá!
No dia 28 de Maio, decorreu a campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome, e como Grupo de Jovens Paroquial, achámos que deveríamos ajudar quem mais precisa, e recolher alimentos no supermercado Paradi da Gafanha da Encarnação, e ajudar a armazená-los.
Achámos que era uma boa forma de conseguirmos ajudar quem mais precisa. Para isso precisamos da tua ajuda, contribuindo com alimentos, como: massas, açúcar, enlatados, conservas, entre outros.
Obrigado a todos os que nos ajudam a ajudar! :)

Sarau Nautae :)


Olá pessoal!
No dia 21 de Maio realizou-se o nosso tão esperado Sarau!
O Sarau começou por volta das 21H no Salão paroquial, e tivemos uma grande receptividade por parte da comunidade da Gafanha da Encarnação, a que desde já agradecemos a presença, pois sem eles o sarau não seria possível.
Para animar a noite tivemos dança, canto, música, karaté, ballet, hip-hop, e muito mais. Agradecemos a todos aqueles que nos ajudaram a animar o sarau: ao ginásio Clube Fitness, ao ginásio Caribe, à Junta de Freguesia, aos responsáveis do infantário e ao Padre Francisco Silva, ao G.J. Arco-Íris, ao Carlos Filipe (“Caleiras”), aos nossos colegas que já fizeram parte do Nautae e que nos vieram apoiar, e ainda aos nossos apresentadores e também ex-membros, que se disponibilizarem para apresentar o Sarau. Não nos podemos também esquecer de todos aqueles que nos têm apoiado e encorajado a continuar, apesar das dificuldades: a todos eles um forte e sincero abraço!
Esta foi uma noite de animação e de divertimento, com muitas gargalhadas e sorrisos, e portanto serviu para descontrair um pouco da nossa vida quotidiana, e passar um bom bocado!
Esperamos que tenham gostado, e se tenham divertido tanto como nós :P
Agradecemos também a todos os que ajudaram e contribuíram, para a campanha “Sorrisos para Cabo-verde” e que permitiram transformar a dor em flores bonitas, para tantas crianças de Cabo-Verde!
Mas, a campanha ainda não terminou! Podes continuar a ajudar, entregando em qualquer altura o material na Loja da Palmira, em frente à igreja (roupa, roupa de cama, brinquedos, livros, material escolar ou até sabão azul, cremes, etc...). Toda a ajuda é bem-vinda, e necessária.

Nós podemos fazer a diferença na vida destas crianças! Por isso, ajuda-nos a ajudar!




P.s. Já agora, fiquem com o filme de abertura do nosso Sarau ;)

Uma reunião muito "relaxada" :)


Olá!
No dia 14 de Maio, foi tempo de descansar um pouco de toda a agitação do dia-a-dia e da organização do sarau, e fazer uma reunião diferente...
A reunião foi conduzida pela Rita, e com ela descobrimos vários exercícios de relaxamento que podem ajudar a nossa auto-estima. Focarmo-nos em nós próprios e nas nossas necessidades, esquecendo por momentos os outros, foi sem dúvida um desafio. O ambiente escuro, a música e a intimidade de grupo, proporcionou-nos momentos de descontracção que poucas vezes temos...
Houve ainda tempo para um jogo de confiança, cujo primeiro passo foi difícil para a maioria, mas que nos ensina que as pessoas que nos rodeiam podem ser em muitas ocasiões o nosso alicerce...
Uma reunião diferente, e que nos soube muito bem, principalmente depois de termos auxiliado o dia todo no retiro do 6º ano de catequese :)

28 de maio de 2011

O Jogo da Verdade


Olá pessoal!

No dia 7 de Maio tivemos uma reunião diferente…uma reunião que deu lugar a lágrimas, sorrisos e abraços. Foi uma reunião de partilha do que sentíamos, sem “máscaras”, nem angústias, de mostrarmos o que ia dentro dos nossos corações!
Começámos por jogar o “Jogo da verdade”: à medida que uma pessoa fazia perguntas, os restantes membros do grupo tinham que atravessar uma linha. Essa linha representava a fronteira das nossas preocupações, das nossas emoções, daquilo que realmente sentíamos e que nem sempre temos coragem de partilhar ou falar com o outro. Por medo, por nos sentirmos incompreendidos, por não confiarmos em nós próprios, por considerarmos que os nossos problemas não são importantes para os outros.
A quem tivesse coragem de ultrapassar esta linha, fazíamos o símbolo do “Amo-te” ou “Adoro-te” em língua gestual, e enviávamos amor àqueles que tiveram coragem de passar essa fronteira, que separa aquilo que nós dizemos que sentimos, e o que está realmente enraizado no nosso coração!
Esta reunião, serviu para partilhar um pouco de cada um, e para perceber que por muito sozinhos e incompreendidos que estejamos, há sempre alguém na mesma situação, e que já sentiu/viveu aquilo por que estamos a passar/sentir.
Abraço Nauteano!

6 de maio de 2011

Sarau Nautae já dia 21!



Olá a todos!
Aqui está o cartaz da nossa próxima actividade: o Sarau Nautae dia 21 de Maio!  :)
Apareçam às 21h no Salão Paroquial* da Gafanha da Encarnação e venham daí passar uma noite na nossa companhia!
Temos dança, canto, música, karaté e muito mais para descobrirem ao longo da noite!
Aparece! Contamos com a tua presença! ;)
*na parte de cima do infantário, em frente à Igreja

Campanha Sorrisos para Cabo-Verde



Na publicidade, vamos fazer referência à campanha Sorrisos Cabo-Verde. Por isso, quando vieres para o sarau, aproveita e traz algo para doar aos mais desfavorecidos!
Já fizeste limpeza no teu armário? Sabes aquela roupa que já não te serve ou que já não vestes??? Porque não doá-la a quem precisa?
Aceitamos vários artigos (novos ou usados) sejam eles roupa, roupa de cama, brinquedos, livros, material escolar ou até sabão azul, cremes, etc...
Vá, põe mãos à obra e começa já uma "limpeza" lá em casa!
O teu "lixo" nas mãos dos outros pode causar muitos SORRISOS!...

Vê AQUI os pormenores da campanha - BLOG SORRISOS PARA CABO VERDE

Organização do Sarau



O dia do Sarau já se está a aproximar, e há ainda muito a fazer!
Assim, na reunião do dia 30 aproveitámos para definir alguns dos muitos pormenores...
E estejam atentos, porque a publicidade vai começar a aparecer não tarda nada :)
Os nossos membros do Nautae já estão de mãos à obra para a fixar pela vizinhança!
Ajuda-nos também a divulgar este evento! :)