11 de novembro de 2011

Vives a vida, ou passas por ela?


Começámos mais um encontro com sorrisos no rosto, com curiosidade dentro de cada um de nós. A Alice e a Sofia tinham preparado umas coisinhas para nós.
O nome deste nosso encontro foi: Carpe DiemViver o Momento".
Em silêncio entrámos na sala, sentámo-nos nos sofás e respirámos fundo, tudo era mágico, a sala estava iluminada por velas, e algo estava projectado na parede.
Eram perguntas que no nosso recanto mais escondido, no fundo dos nossos corações perguntamo-nos e às vezes a resposta que obtemos não é a melhor.
Como por exemplo: Arrependes-te de alguma coisa que fizeste ou que querias fazer e não fizeste?
Parámos para pensar, reflectir o que estas palavras nos queriam dizer, onde elas nos queriam levar, e então recebemos um papel.
Enquanto pensávamos na pergunta que nos foi questionada, vimos um vídeo. Algo que nos fez pensar naquilo que por vezes fazemos, naquilo que dizemos sem achar que gerou sofrimento para aquela pessoa no qual as palavras foram proferidas, ou os actos que fizemos. Então quando o vídeo acabou escrevemos nesse papel aquilo que nos ia na alma, a resposta à pergunta referida anteriormente.
Depois de todos escrevermos e de pensarmos bem no acto que estávamos a fazer, cada um, um por um, foi queimar o seu papel. Neste gesto simbólico, o peso que cada um sentia foi eliminado, a dor diminuída, e o sentimento de culpa ilibado do coração.
Mas ainda não tinha acabado. Não! O 1º passo, o de admitir o nosso arrependimento, já tinha sido dado. Mas faltava o 2º...
Após o momento de reflexão ter terminado, elas prepararam uma surpresa. Num saquinho de pano estavam palavras soltas, que continham acções e gestos simples que muitas vezes são a solução a um desentendimento ou a um arrependimento: um abraço, um carinho... E então, cada um tirou uma palavra e tinha de se dirigir a uma pessoa à sua escolha e representar a palavra, colocar essa palavra em acção.
Mas o desejo era tanto de manifestarmos o carinho das palavras por todos, que cada um acabou por representar a palavra que lhe calhou a todos, repartindo o seu carinho por cada membro NAUTAE.
Assim, demos a parte séria por terminada, a Sara deu os recados e partimos em busca da realização das lembranças que vamos oferecer na Eucaristia de Sábado.

Sim, sábado dia 12 de Novembro, o Grupo de Jovens NAUTAE vai participar na celebração da sua Eucaristia, pelas 18:00h na igreja Matriz Nossa Senhora da Encarnação!
Se quiserem uma recordação dos NAUTAE, já sabem, não percam!

0 comentários:

Enviar um comentário