23 de novembro de 2011

Banco Alimentar Contra a Fome

 

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome é já este fim-de-semana!
Dias 26 e 27 de Novembro, vem connosco apoiar esta causa!

Faz a tua doação de alimentos nos supermercados ou hipermercados, ou vem ajudar à separação dos alimentos no armazém do banco alimentar. Nós vamos estar no Paradi da Gafanha da Encarnação e no armazém em Aveiro.
É preciso que todos contribuam nesta luta contra a fome.
Vem, participa, doa e divulga!

"Porque a fome existe 24h por dia, 7 dias por semana."  =/


A-Cor-Dar para a Vida!


No último Sábado, a reunião esteve por conta da Solange, da Cris e do João!
O que seria que eles nos tinham preparado? Porque é que eles estariam fechados na sala, sem nos deixar entrar? O suspense era grande, mas finalmente a porta abriu... de luzes apagadas, velas acesas e projector ligado, pudemos finalmente descobrir o tema da reunião: "A-cor-dar para a vida".
Começámos então por escrever num papelinho que nos distribuíram, qual ou quais eram os nossos mestres: quais eram as pessoas, coisas ou seres que nos tinham ensinado alguma coisa na nossa vida, quem é que nos tinha dado um ensinamento especial, quem é que nos servia de exemplo ou nos ajudou muito a crescer... Depois, foi tempo de partilhar com todos os "mestres" que tinham escrito e a razão porque os consideravam mestres. Várias foram as respostas, desde família, amigos próximos, colegas de turma, grupos de praxe, catequistas, momentos do Itinerário Espiritual, etc... Todos disseram as razões porque consideravam que esses mestres eram ou não um exemplo a seguir ou tinham ou não ensinamentos a dar, uma vez que foram mencionados mestres de "o que não fazer e o que não ser" também.Tudo nos ensinava alguma coisa importante na vida!
Depois do diálogo, leram-nos uma história sobre um senhor que contava que tinha aprendido as coisas mais importantes da vida através daquelas que mais vezes desprezávamos/ ignorávamos: um ladrão (cheio de fé e optimismo por dias melhores), um cão (corajoso o suficiente para enfrentar os seus medos) e uma criança, que embora fosse muito nova, soube mostrar que apesar da presença de Deus por vezes não ser sentida por nós, isso não quer dizer que Ele não esteja presente. Ao reflectirmos sobre a história e sobre o Power Point que nos mostraram, reparámos que muitas vezes as maiores aprendizagens da vida se fazem através das coisas mais pequenas e estão onde menos esperamos. Que é necessário ACORDARMOS para Vida... para os outros, para o que nos rodeia. Que muitas vezes passamos ao lado das coisas, vivendo num mundo cinzento.
Todos devemos acordar, e a-cor-dar significa "dar cor à vida". É necessário cada um de nós abrir os olhos aos outros e a Ele, é necessário começar a colorir os nosso caminhos, as nossas escolhas, e a vida dos que nos rodeiam. É necessário saber tirar das coisas que para nós até podem ser as mais insignificantes, o seu devido valor. É necessário agir, amar, acordar... e colorir! :)

Depois de cantarmos e terminada a reunião, falámos um pouco sobre a nossa actividade do Acampadentro e sobre a estrutura que queremos dar à actividade, vendo propostas de jogos, dinâmicas e esquemas que podíamos utilizar.
"E o que é isso do Acampadentro?" - (deves-te estar a perguntar) Pois bem, é uma actividade destinada aos catequizandos do 10º ao 12º ano, e que se vai realizar no fim-de-semana de 21 e 22 de Janeiro! Os pormenores ainda estão fechados a 7 chaves, mas uma coisa é certa: a diversão, boa disposição e o companheirismo são GARANTIDOS!
Fiquem atentos às próximas novidades ;)

Até ao próximo Sábado!

17 de novembro de 2011

Jantar de Magusto Nautae


Este ano, os Nautae decidiram festejar mais um Magusto, mas de forma diferente...
Decidimos realizar um jantar de Magusto, mas na companhia dos nossos familiares, para ser algo memorável e divertido.
Começámos logo no dia 12 pela manhã a organizar o espaço onde o jantar Nautae se iria realizar, pois era um jantar especial. E para além de ser o nosso jantar, era também a nossa primeira Eucaristia do ano pastoral 2011/ 2012, a qual teve direito a lembrancinhas!
Decorámos então o espaço: uma mesa para a comida, outra para as sobremesas, e ainda mais uma mesa para a Dj Alice J.
Após a missa acabar, os Nautae reuniram-se e os pais começaram a chegar com a comidinha. Quando todos estávamos já reunidos, demos inicio ao nosso tão esperado “banquete”!
Todos nós comemos e bebemos o que quisemos, ao som das Músicas escolhidas pela Dj Alice. Dançámos, jogámos matraquilhos, rimos, cantámos e como ainda era cedo, e ainda íamos petiscando, a Sara deu inicio a um jogo... Sempre com truques na manga os Nautae! :)
Cada família era um grupo, e então o jogo começou com o membro mais velho da família a ir à frente e expressar por mímica o que o papel mostrava. Foi uma comédia, pois os nossos pais já não têm a imaginação que nós jovens temos, e por isso alguns deles tiveram de recorrer à ajuda da Sara!...
Após o jogo da mímica, demos inicio a mais um jogo. Todos ficámos de costas uns para os outros, e não podíamos olhar para ninguém. Então, a Sara gritava "1", e depois tínhamos de chegar ao número 20 sem ninguém repetir um número, pois se o número repetisse voltava tudo à estaca zero. Mas como nunca mais chegávamos ao 20, a Sara decidiu diminuir para o número 10, até acabarmos por diminuir para o número 5 porque ninguém lá chegava!...  XD
Então, após admitirmos que nem contar até 5 conseguíamos, fomos todos para o bailarico que os Mordomos deste ano estavam a realizar lá fora no largo da igreja. E quando o bailarico acabou, subimos novamente para o salão e demos então início às limpezas.
Deixámos tudo conforme encontrámos, e demos por acabado mais um encontro Nautae!

Sábado há mais um encontro, na sala Nautae para mais uma reunião de partilha.
Quem quiser pode comparecer. É na igreja matriz Nossa Senhora da Encarnação pelas 21:00h.
Aparece! Abraço.

11 de novembro de 2011

Vives a vida, ou passas por ela?


Começámos mais um encontro com sorrisos no rosto, com curiosidade dentro de cada um de nós. A Alice e a Sofia tinham preparado umas coisinhas para nós.
O nome deste nosso encontro foi: Carpe DiemViver o Momento".
Em silêncio entrámos na sala, sentámo-nos nos sofás e respirámos fundo, tudo era mágico, a sala estava iluminada por velas, e algo estava projectado na parede.
Eram perguntas que no nosso recanto mais escondido, no fundo dos nossos corações perguntamo-nos e às vezes a resposta que obtemos não é a melhor.
Como por exemplo: Arrependes-te de alguma coisa que fizeste ou que querias fazer e não fizeste?
Parámos para pensar, reflectir o que estas palavras nos queriam dizer, onde elas nos queriam levar, e então recebemos um papel.
Enquanto pensávamos na pergunta que nos foi questionada, vimos um vídeo. Algo que nos fez pensar naquilo que por vezes fazemos, naquilo que dizemos sem achar que gerou sofrimento para aquela pessoa no qual as palavras foram proferidas, ou os actos que fizemos. Então quando o vídeo acabou escrevemos nesse papel aquilo que nos ia na alma, a resposta à pergunta referida anteriormente.
Depois de todos escrevermos e de pensarmos bem no acto que estávamos a fazer, cada um, um por um, foi queimar o seu papel. Neste gesto simbólico, o peso que cada um sentia foi eliminado, a dor diminuída, e o sentimento de culpa ilibado do coração.
Mas ainda não tinha acabado. Não! O 1º passo, o de admitir o nosso arrependimento, já tinha sido dado. Mas faltava o 2º...
Após o momento de reflexão ter terminado, elas prepararam uma surpresa. Num saquinho de pano estavam palavras soltas, que continham acções e gestos simples que muitas vezes são a solução a um desentendimento ou a um arrependimento: um abraço, um carinho... E então, cada um tirou uma palavra e tinha de se dirigir a uma pessoa à sua escolha e representar a palavra, colocar essa palavra em acção.
Mas o desejo era tanto de manifestarmos o carinho das palavras por todos, que cada um acabou por representar a palavra que lhe calhou a todos, repartindo o seu carinho por cada membro NAUTAE.
Assim, demos a parte séria por terminada, a Sara deu os recados e partimos em busca da realização das lembranças que vamos oferecer na Eucaristia de Sábado.

Sim, sábado dia 12 de Novembro, o Grupo de Jovens NAUTAE vai participar na celebração da sua Eucaristia, pelas 18:00h na igreja Matriz Nossa Senhora da Encarnação!
Se quiserem uma recordação dos NAUTAE, já sabem, não percam!

3 de novembro de 2011

Noite de Cinema Nautae


Sábado dia 29, foi noite de cinema na casa da Sara!
Para todos ficarmos bem e termos uma noite bem divertida, a Sara optou por mostrar um filme que agradasse a todos, tanto aqueles que apreciam terror, como aqueles que tem medo dele. Pois era noite de halloween para os Nautae!
Então a Sara arranjou o filme: “Ponha aqui o seu dentinho”. Um filme que era a gozar com a saga twilight, que por sinal era bem divertido e fez com que todos aqueles que puderam comparecer na casa dela pudessem soltar umas valentes gargalhadas.
O filme acabou, mas a diversão ainda estava longe de ser dada por terminada e então alguém disse: vamos jogar buzz? Ensinámos a Carla e a Verónica a jogar buzz. E mais tarde chegou a aniversariante Joana, com o seu namorado e com a Eunice, a Sofia e a Alice. Mas mais uma surpresa foi revelada. O ex membro Samuel apareceu também. Com comida e bebida, com risos, gargalhadas e lamentações por não conseguirmos acertar na resposta correcta demos por terminada a nossa fantástica sessão de cinema!


Sábado uma reunião especial nos espera!
A Alice e a Sofia vão nos preparar umas quantas surpresas.
Pelas 21:00h na igreja matriz da Gafanha da Encarnação.

Vem e desvenda as surpresas que nos esperam :P