23 de junho de 2011

D2 - Actividade Arciprestal de Ílhavo

Olá!
Pois é, no dia 17 de Junho lá fomos nós para actividade arciprestal no Oudinot! :)
A chuva ainda nos tentou fazer desistir, mas nada disso! Demos a volta, e em vez de irmos de bicicleta como estava previsto, fomos de carro! E chegámos ao Oudinot às 20h, sem saber o que nos esperava...
"Mas onde vamos dormir?" "Mas que vamos fazer?" "Vamos dormir ao relento?" "Vamos acampar? Olha que eu não trouxe tenda!" "Ai eu trouxe repelente para os mosquitos, a prevenir" - Estas eram as preocupações dos nossos jovens (chiça, que nunca mais se calavam! lool)
Até que, depois de muito cantarolar, pular e rir no acolhimento feito pelo Paulo, o mistério finalmente foi desvendado: íamos passar a noite ali bem pertinho... no Navio Santo André!
Foi sem dúvida uma experiência diferente, e única. Passar a noite dentro de um navio, que ainda por cima é museu, não passa pela cabeça de qualquer um! Mas lá fomos... e todos juntos, assistimos ao filme "Bruce, o todo poderoso", enquanto roíamos umas pipoquinhas :)

Após uma soneca bem (ou mal) dormida, a alvorada foi dada pelo acender das luzes do navio. "Toca a levantar e preparar!" Mal sabiam eles o que teriam que caminhar... é que os jovens foram divididos por cores e "enviados" por grupos, sabendo apenas o destino: o farol da barra, tal como O farol da oração da manhã, que nos ilumina sempre ao longo da nossa vida....
Pois bem, chegádos ao farol, os jovens do arciprestado de Ílhavo encontraram algo no mar que os intrigava: "Olha, tem ali vários balões, e são das cores das várias equipas! Hum.... Mas está quase a chover, será que nos vão obrigar a ir à água?!" - e não é que a resposta era mesmo "SIM"? ;)  cada balão segurava uma garrafa com uma mensagem, a qual todos os membros do grupo teriam que ir buscar e através dessa mensagem, descobrir o significado do nome da actividade D2....
"Brrrrrr que friooooo!!" "Ai, não consigooo!" - pois é, não queriam, mas foram! E acreditem que depois de apanharem o gosto à água, foi difícil tirá-los de lá depois ;)  Mas ainda tinham que desvendar as pistas das mensagens, portanto, toca a reunirem-se em grupos e a mandar ideias para o ar... uns mais longe que outros, todos exploravam possibilidades para o significado do D2... Até que, depois de uma caminhada até à Igreja da Praia da Barra, foi altura de reflectir sobre esta aventura, e partilhar o que achavam ser a essência do D2.
E a verdade veio ao de cima: durante toda esta actividade, assim como durante toda a nossa vida, tentamos sempre Descobrir Deus (D2)... Aproximarmo-nos d'Ele, conseguirmos vê-Lo nas pequenas coisas, conseguirmos tomar consciência do Seu amor... sermos jovens descobridores e semeadores da paz!

0 comentários:

Enviar um comentário