3 de fevereiro de 2011

Semana das vocações


As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria.


Na reunião do dia 29, começámos por definir os pormenores da nossa participação no Encontro Arciprestal de Jovens na Praia da Barra (ver o post seguinte) no dia 5, e também discutimos o lançamento do nosso jornal, intitulado "Jornal de Parede Navegar". Este jornal irá ser colocado à porta da igreja quinzenalmente, e será um espaço de reflexão e de divulgação das nossas actividades para com a paróquia. Já foi fixada hoje a primeira edição, dêem uma olhadela e comentem! Iremos postá-lo aqui também. :)
Jornais à parte, neste Sábado o tema de reunião foi "vocações", uma vez que está a decorrer a semana das vocações no arciprestado de Ílhavo. Já pensaram no que significa vocação? O que é para vocês, vocação?
Vocação vem do latim vocare, que significa "chamado". Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra a fazer algo, a alguma coisa... Isto quer dizer que de alguma forma Deus depositou em cada um de nós uma vocação, e fez um chamamento para que a seguíssemos.
O problema, é que nem sempre conseguimos ouvir Deus a chamar, nem sempre conseguimos perceber os seus sinais… Muitas vezes, as pessoas que nos rodeiam, as situações, sufocam-nos de tal forma que acabamos por desistir de O seguir e de nos tornarmos aquilo que Deus realmente quer… Deixamos de O ouvir, de O perceber, de seguir os nossos sonhos, de colocar em prática as nossas vocações! Quantas vezes não ouvimos dos outros: "Desiste!" "Para que te esforças tanto?" "Deixa isso!" "Nunca serás capaz!". E quantas vezes não compreendemos as Tuas palavras, Senhor? Quantas vezes ignoramos os Teus sinais? Quantas vezes nos deixamos ir abaixo, e desistimos de algo ao mínimo obstáculo?
Este foi essencialmente um momento de partilha. Partilha de sentimentos, de sonhos, de dificuldades, de experiências. Partilha do "eu" de cada um!
"Como é difícil escutar a Tua voz no meio de todas estas dificuldades… como é difícil cumprir a Tua vontade, e aceitar o Teu chamamento… Ajuda-nos, Senhor!"

1 comentários:

Bom dia,
Antes de mais muitos parabéns por algum dinamismo que provocam na nossa vila e pelo vosso trabalho despendido em tais campanhas.
Denoto algum saudosismo ao me lembrar da sala de reuniões com o seu cheiro carismático ao mofo.
Como estão abertos a algumas ideias, aqui vai algumas de alguém que humildemente pensa poder acrescentar algo à comunidade (como sempre...).

Em relação ao blog.
-Excelente trabalho realizado, no quanto à edição de texto estes mesmos devem sempre começar com um tópico síntese da ideia do que se vai expor...

Outras actividade.
-Realização de formação em primeiros socorros
-Campanha de Doação de sangue.

Sem mais nada
R.Santos
 

Enviar um comentário