24 de fevereiro de 2011

Noite de Oração e Caminhada Quaresmal

Olá a todos!
Na última reunião, começámos por fazer uma espécie de "provadores" e experimentar os tamanhos das nossas novas camisolas... As quais iremos estampar e que com certeza nos irão acompanhar nos dias mais frios! Estamos ansiosos pelo resultado :)
Depois, foi tempo de delinear os pormenores para a nossa noite de oração do dia 12 de Março e também decidir que lembrança dar no final da oração (o que foi uma chuva de ideias lol). Agendámos ainda um ensaio geral para o Sábado dia 05/03/2011, para ver se tudo corre da melhor forma na noite da oração.
De resto, falámos sobre as informações do SDPJV e sobre a Caminhada Quaresmal, uma vez que este ano o grupo de jovens vai participar juntamente com a catequese, e o seu símbolo vai ser a pegada (depois explicaremos). Iremos também organizar uma Via-Sacra com a ajuda do 9º ano de catequese, que será no dia 03 de Abril.
Por isso, tu que estás a ler, toca a apontar nas tua agenda:
12 de Março às 21h - Noite de oração comunitária
03 de Abril às 15h - Via-Sacra
Local: Igreja Matriz da Gafanha da Encarnação

A tua presença é ObRiGaTóRiA! ;)
Até lá!
Nota: no Sábado dia 26 não haverá reunião, pois iremos assistir ao concerto de angariação de fundos do Grupo de Jovens da Gafanha da Nazaré (Sementes de Esperança), para ajudar os seus membros a irem às Jornas Mundiais da Juventude :) é às 21h na Igreja Matriz da Gaf. Nazaré! Aparece!

18 de fevereiro de 2011

2ª Edição do Jornal de Parede Navegar

Olá a todos!
Já está fixada à entrada da igreja a 2ª edição do nosso jornal! :) 
E desta vez, na parte das actividades mencionámos a nossa participação na campanha "Quadrado Solidário", na qual também podes ajudar!
Esta campanha surgiu por meio do João e da Palmira (vejam os pormenores na reunião do dia 15 de Janeiro) e destina-se a ajudar a comunidade de Santa Isabel, na Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Se tiveres jeito para crochet ou souberes tricotar, para ajudar basta fazeres um quadrado com 30x30 cm. Simples, não é? E no final, todos os quadrados irão ser unidos e formar mantas para a comunidade!
Procura a lã na Loja da Palmira (Rua da Igreja nº1, Gaf. Encarnação - em frente à igreja) e entrega lá os teus quadrados.
E se para ti tricotar ou fazer crochet for um bicho de sete cabeças, então pede a alguém que o faça, com certeza conheces quem possa ajudar! Senão, sempre podes contribuir com roupa, roupa de cama, brinquedos, material escolar, livros, repelentes de mosquito, cremes hidratantes ou sabão azul.
Vamos unir-nos para apoiar quem precisa! Toda a ajuda é bem-vinda! Fala connosco ;)

15 de fevereiro de 2011

Brainstorming: organização da noite de oração

Na última reunião, estivemos a dar ideias para a noite de oração que vamos organizar no dia 12 de Março e ainda a tratar das inscrições para o DMJ e IEJ. Foi quando recebemos também os nossos pólos novos e demos os últimos toques à  próxima edição do jornal Navegar!

Na reunião deste Sábado, sentámo-nos todos à mesa e demos lugar a um autêntico "brainstorming", mandando ideias e sugestões para o ar, enquanto tentávamos organizar a noite de oração comunitária.
"Noite de oração?" (perguntas tu) - Sim, isso mesmo! Como no dia 10 de Março o G.J. Nautae faz 6 anos, decidimos este ano partilhar o nosso aniversário com toda a comunidade! E vamos fazê-lo através de uma noite de oração no Sábado dia 12, numa partilha de devoção e fé com toda a paróquia. Estamos ainda a alinhar as coisas, mas com certeza que iremos também aproveitar essa noite para mostrar todo o trabalho desenvolvido pelo Nautae ao longo estes 6 anos! Fiquem atentos às novidades!

Falámos também sobre o DMJ, que este ano nos dá a possibilidade de pernoitar de Sábado para Domingo, em famílias de acolhimento. A ideia é vivenciar umas mini-jornadas da juventude, principalmente para aqueles que não poderão ir às JMJ. Achámos a proposta muito interessante, e diferente!
Discutimos ainda acerca da inscrição de alguns membros no IEJ e também acerca da 2ª edição do jornal de parede Navegar, que irá sair no próximo fim-de-semana. Por último, demos uma vista de olhos aos nossos pólos novos, que por sinal são muito alegres e jovens!  :)
Alguma sugestão para a nossa oração ou para actividades futuras? Já sabes que contamos com a tua presença!

9 de fevereiro de 2011

Encontro Arciprestal de Jovens

 No dia 5 de Fevereiro, realizou-se o Encontro Arciprestal de Jovens na igreja da Praia da Barra, com actividades como lanche partilhado, diálogo aberto sobre vocações, testemunhos reais, Adoração ao Santíssimo e animação de Eucaristia.

Olá a todos!
Como sabem, este Sábado participámos no Encontro Arciprestal de Jovens, na Praia da Barra.
Com início às 16h, fomos logo muito bem acolhidos pela equipa arciprestal e pelo Paulo, o animador do G.J. de Ílhavo: cantámos, pulámos e divertimo-nos todos juntos. Para além de nós, estavam presentes alguns membros da catequese da nossa paróquia do 10º ao 12º ano (jovens corajosos ;) e ainda o G.J. da Gafanha da Nazaré, do Carmo e de Ílhavo, assim como alguns jovens da Barra e da Costa Nova.
Após o acolhimento, foi altura de recuperar forças através da partilha do lanche que cada um trouxe :) Energias abastecidas, e toca a ir para o salão da Barra! Lá dentro, encontrámos um pároco, uma irmã e um casal cristão, que partilharam as suas experiências  e escolhas de vida connosco, contando-nos a forma como descobriram a sua vocação e ouviram o chamamento de Deus. Foi um diálogo aberto, de pessoas que nem sempre souberam que caminho seguir, mas a quem Ele deu uma mãozinha e lhes mostrou para que foram chamados. E se há coisa que aprendemos, foi que Deus nos chama a todos, a sermos felizes!
Depois destes testemunhos, foi-nos apresentada ainda uma carta de um jovem que estava desorientado com a vida e se sentia incompreendido por todos. A nossa função foi, em grupos, responder-lhe à carta e dar-lhe o incentivo que necessitava. E, se dúvidas houvesse, os resultados dos grupos foram os melhores, claro ;)
Após a leitura das cartas, foi então altura de nos dirigirmos todos para a igreja e realizarmos a Adoração ao Santíssimo, seguida de Eucaristia animada pelos jovens.
No geral, foi acima de tudo uma tarde de partilha, e bem passada!

4 de fevereiro de 2011

Lançamento do Jornal de parede

 Atenção, atenção... A primeira edição do Jornal de Parede Navegar já está fixada à entrada da Igreja da N.ª Sr.ª da Encarnação! :)
Este é o nosso novo projecto. Com este jornal quinzenal, esperamos ficar mais próximos da comunidade, ajudar-te a reflectir e também dar-te a conhecer as nossas actividades.
Por isso, dá-nos o teu feedback! Se tiveres dicas, sugestões ou críticas, comenta ou envia por email!
Ficamos à espera ;)

Encontro de Jovens na Praia da Barra

 Estamos no final da semana das vocações, e no arciprestado de Ílhavo o encerramento vai ser na igreja da Praia da Barra, este Sábado (05/02).
Se és jovem e tens mais de 15 anos, este encontro é para ti! Traz lanche para partilhar e espírito aberto!
Às 16h será o acolhimento com lanche partilhado com todos os jovens, seguido de actividades do Secretariado de Aveiro (SDPJ) acerca das vocações. Depois, haverá também adoração ao Santíssimo e eucaristia às 20h, aberta a todas as pessoas do arciprestado.
Vem connosco divertir-te e reflectir acerca das vocações e do chamamento de Deus! Quem sabe se não encontras a tua verdadeira vocação?
Nós vamos. E tu? Atreves-te a aparecer? :)

3 de fevereiro de 2011

Semana das vocações


As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria.


Na reunião do dia 29, começámos por definir os pormenores da nossa participação no Encontro Arciprestal de Jovens na Praia da Barra (ver o post seguinte) no dia 5, e também discutimos o lançamento do nosso jornal, intitulado "Jornal de Parede Navegar". Este jornal irá ser colocado à porta da igreja quinzenalmente, e será um espaço de reflexão e de divulgação das nossas actividades para com a paróquia. Já foi fixada hoje a primeira edição, dêem uma olhadela e comentem! Iremos postá-lo aqui também. :)
Jornais à parte, neste Sábado o tema de reunião foi "vocações", uma vez que está a decorrer a semana das vocações no arciprestado de Ílhavo. Já pensaram no que significa vocação? O que é para vocês, vocação?
Vocação vem do latim vocare, que significa "chamado". Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra a fazer algo, a alguma coisa... Isto quer dizer que de alguma forma Deus depositou em cada um de nós uma vocação, e fez um chamamento para que a seguíssemos.
O problema, é que nem sempre conseguimos ouvir Deus a chamar, nem sempre conseguimos perceber os seus sinais… Muitas vezes, as pessoas que nos rodeiam, as situações, sufocam-nos de tal forma que acabamos por desistir de O seguir e de nos tornarmos aquilo que Deus realmente quer… Deixamos de O ouvir, de O perceber, de seguir os nossos sonhos, de colocar em prática as nossas vocações! Quantas vezes não ouvimos dos outros: "Desiste!" "Para que te esforças tanto?" "Deixa isso!" "Nunca serás capaz!". E quantas vezes não compreendemos as Tuas palavras, Senhor? Quantas vezes ignoramos os Teus sinais? Quantas vezes nos deixamos ir abaixo, e desistimos de algo ao mínimo obstáculo?
Este foi essencialmente um momento de partilha. Partilha de sentimentos, de sonhos, de dificuldades, de experiências. Partilha do "eu" de cada um!
"Como é difícil escutar a Tua voz no meio de todas estas dificuldades… como é difícil cumprir a Tua vontade, e aceitar o Teu chamamento… Ajuda-nos, Senhor!"

2 de fevereiro de 2011

O que andámos a fazer...

Ora bem, uma vez que a Linda não tem conseguido postar as últimas reuniões, aqui vai um resumo do que temos andado a "magicar" nas últimas semanas...


Avaliação da caminhada do grupo, 22 de Janeiro:
(como se pode notar, estava muito frriiioooo... mas nada que umas boas mantas não resolvessem!)
Nesta reunião, falámos sobre o grupo em geral e fizemos uma avaliação da nossa caminhada enquanto grupo e enquanto pessoas. Ao analisar as folhas de avaliação que cada um entregou, deu para ter uma ideia da forma como a maioria se sentia no grupo, daquilo que lhes agrada ou não, dos momentos mais marcantes, das actividades e reuniões de que mais gostaram ou de que menos gostaram, etc.
De um modo geral, as actividades de que o grupo mais gostou foi a reunião de Natal (18/12), o Fátima Jovem, o retiro 2010 e a participação no Itinerário Espiritual Jovem. Quanto aos aspectos negativos, os mais apontados foram os conflitos dentro do grupo que já se fizeram sentir e o ruído/barulho que por vezes se faz sentir nas reuniões. Pudemos ainda descobrir sentimentos que desconhecíamos de alguns membros, abrindo a nossa mente à realidade. Tudo coisas que iremos, sem dúvida, ter em conta!




Campanha de solidariedade de Salamansa, 15 de Janeiro:
"Mas quem será que vem à reunião?" "Alguém tem alguma ideia de quem possa ser?"
Às 21h, esta era a grande questão que pairava pela sala... Até que finalmente a Palmira e o João entram pela sala a dentro, surpreendendo tudo e todos! Até mesmo a Alice, filha da Palmira e irmã do João, que pelos vistos esteve a trabalhar para nós (fazendo powerpoints a mandado da mãe) sem saber! ;)
Surpresas à parte, foi muito bom poder escutar a história de vida dos nossos convidados, contada na 1ª pessoa. Fez-nos pensar nas vezes em que desvalorizamos a vida e o que realmente tem valor, e também no tempo que desperdiçamos a queixarmo-nos daquilo que na verdade não importa... Sobre isso, fica-nos uma entre tantas frases na cabeça: "é necessário transformar a dor em flores bonitas" - algo tão difícil, mas que pode trazer tanta satisfação interior...
Falaram-nos também da campanha de solidariedade que têm realizado nos últimos meses, para com as crianças de Salamansa, em S. Vicente. Mostraram-nos como elas vivem, e das necessidades que passam. As campanhas, essas, consistem em angariar material escolar, material de 1º socorros, roupa, brinquedos e até mantas. Foi impressionante ver as fotografias da entrega do material lá, e o brilho nos olhos das crianças :) O grupo comprometeu-se a pensar em formas de ajudar na campanha.
Por isso, se vocês quiserem ajudar, entrem em contacto connosco! Toda a ajuda é bem-vinda!


No final da reunião, foi altura de fazer uma surpresa a mais alguém: desta vez, à Lorine, que tinha feito anos na 6ª Feira. Disfarçadamente, seleccionei alguns membros para tocar guitarra e vendei os olhos às restantes, sendo que depois ía "desvendando-os" em segredo, até que só a Lorine é que ficou vendada eheh :)
Depois disso, foi fácil! Foi só levar o grupo todo para a sala ao lado (a fingirem terem todos os olhos fechados, claro) e fazer-lhe a surpresa com balões, um bolo, um vídeo, muitas velas e, claro, a música "Este sorriso é teu" nas guitarras :)
Nota: Desde já, obrigada às mães destas meninas, que foram umas cúmplices perfeitas de todas estas surpresas ;)


Os Reis, 8 de Janeiro:
Nesta reunião, formámos o nosso cabaz dos Reis para oferecer à paróquia e falámos sobre a entrada no novo ano.
Discutimos sobre como um novo ano pode ser sinal de novas oportunidades. Oportunidades para crescer, para melhorar, para dar o máximo de nós... E como tal, esta era a melhor prenda que poderíamos oferecer ao menino que acabava de nascer. Há milhares de anos atrás, 3 reis magos ofereceram ouro, incenso e mirra. Nos dias de hoje, a nossa oferta consiste em assumir o compromisso de tentar dar o nosso melhor em tudo o que fazemos, por Ele e para Ele! Os nossos compromissos foram registados numa folha e cada um colocou-a dentro do seu embrulho, oferecendo-o Áquele que tudo nos dá em troca de nada!
No final, foram ainda distribuídas umas folhas de avaliação da nossa caminhada no Grupo e foi dado o aviso de que na próxima reunião teríamos uma visita especial à nossa reunião. No dia seguinte participámos no Cortejo dos Reis da Gafanha da Encarnação.




Convívio de Natal, 22 de Dezembro:
Depois de muito pensar e matar a cabeça acerca da data, foi mesmo no dia 22 que fizemos o nosso convívio!
Não pôde ser jantar, como previsto, mas fizemos um belíssimo almoço, com tudo o que havia direito (incluindo brownies lol)! Cantámos canções de Natal, fizemos um jogo de recados nas costas (o da Rita fez muito furor, dizia "Adoro quando me aplaudem" e sempre que ela virava as costas era uma euforia lol) e ainda o jogo das direcções, em que todos tinham que dar um passo na direcção que ouvissem num texto, com objectos estranhos nas mãos. O resultado foi o seguinte:
(sim, a determinado momento foi mesmo difícil perceber quem segura o quê e onde está determinada pessoa)
Em resumo, foi uma manhã muito bem passada, cheia de espírito natalício! :)
Nota: na fotografia de grupo só falta mesmo a Rita, mas como ela foi a fotógrafa que mais pessoas conseguiu apanhar na mesma foto, foi a sacrificada! Rita, sempre aqui! <3




Reflexão de Natal, 18 de Dezembro:

Nesta reunião, fizemos algo diferente...
Após termos tratado de tudo para o convívio de Natal e termos agendado uma data para o mesmo (22.12), foi pedido que entrássemos na nossa sala de luzes apagadas. A cada membro foi entregue uma frase de reflexão e uma vela, e sentámo-nos no chão ao som de uma música ambiente e perante um altar iluminado.
Reflectimos sobre o verdadeiro significado do Natal e a forma como por vezes ignoramos O essencial, olhando apenas para o que está à superfície. Vimos, então, que podemos fazer muitas coisas para celebrar o Natal: podemos fazer a árvore, o presépio, fazer doces, dar presentes… mas os mais verdadeiros e profundos sentimentos de Natal deverão ser a gratidão e o amor sinceros. Estes sentimentos sim, são a melhor prenda que podemos oferecer a este Deus que veio habitar entre nós!
Mas para ser sincero, o amor precisa de ser traduzido em gestos concretos. O amor são gestos de ternura, são palavras de conforto... E algo tão simples como um abraço, um beijo, podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Foi então que cada um acendeu a sua vela e deu um abraço sincero a cada elemento do grupo, no silêncio dos olhares de ternura e gratidão... E se por cada gesto de amor que fazemos, uma vela acendesse? E se por cada gesto de amor, uma pessoa recebesse a luz de Cristo?
Foi muito belo ver a nossa sala iluminada com este amor... E foi também muito bom depois poder falar "frente a frente" com Deus, por meio de uma reflexão áudio. Contar-lhe os nossos sentimentos, mostrar-lhe a nossa gratidão, pedir-lhe perdão... Quantas vezes paramos no tempo para o fazer? Quantas vezes sentimos o nosso coração bater e os nossos olhos chorar lágrimas sinceras, como as deste dia? Ajuda-nos, Senhor, a escutar a Tua voz no meio de tudo o que é supérfluo!