25 de outubro de 2010

Quem sou eu? Quais são as minhas máscaras?

Na reunião do dia 23, debruçámo-nos sobre o tema: "Máscaras da vida - sabes realmente quem és?".
Trata-se de um tema que deu muito que pensar, e cujas opiniões se revelaram ou muito semelhantes ou muito distintas. Saber quem somos tornou-se num enorme desafio...
"Porque fingimos sempre ser quem não somos?" Quer na escola, quer na universidade, quer na equipa de desporto, quer no trabalho, quer no grupo musical, quer no grupo de jovens. Existem sempre momento em que, consciente ou inconscientemente não agimos da forma como o nosso ”eu” nos diz e sente... Em diversas ocasiões da nossa vida e até do nosso dia-a-dia, tentamos de tal forma integrar-nos na sociedade e num determinado grupo, que acabamos por "mascarar" a nossa personalidade para nos conseguirmos adaptar a ele. Tentamos mostrar-nos sempre mais independentes e corajosos do que realmente somos, escondendo as nossas fraquezas, receios e tristezas, para que não tenhamos que lidar com o gozo ou pena dos outros. Ou, por outro lado, tentamos mostrar-nos exageradamente frágeis e cheios de complexos, para que tenhamos a atenção deles, porque nos falta carinho em casa.
"Porque valorizamos tanto o que os outros pensam de nós?" Somos seres em sociedade, e como tal é natural que sintamos necessidade de conviver e estabelecer contacto com os outros. Mas também devemos ter em conta que defeitos todos nós temos: todos temos os nossos receios, as nossas inseguranças, as nossas dúvidas... todos já cometemos erros na vida, fizemos coisas que dissemos nunca fazer, e temos os nossos telhados de vidro... então, porquê esse medo de nos mostrarmos aos outros? Porque nos preocupamos tanto com o que acham de nós?
Se vivermos sempre com isto no pensamento, então o nosso comportamento fica à mercê da sociedade, e teremos que o alterar cada vez que estivermos com um grupo de pessoas diferentes... E viveremos a vida querendo ser sempre o que os outros esperam de nós. E quando nos virmos ao espelho, já não saberemos se a pessoa que vemos é mais uma máscara ou o nosso "eu": acabamos por acreditar na pessoa que vemos, e não conseguimos mais ver a essência por trás dela. E ao nosso redor, vemos também muitas pessoas... mas não estarão também elas mascaradas? Não ficarás tu, assim, rodeado de pessoas que não te conhecem, a viver uma vida que não é realmente a tua?
Sê como Deus te fez... ama os teus irmãos como Deus te pediu... Ele é o teu oleiro, aceita apenas as modificações que te podem aproximar mais do Seu Amor e da sua graça... Só por Ele vale a pena mudar!

20 de outubro de 2010

Calendarização de actividades

Para a reunião do dia 16 estava prevista a realização de uma reflexão, a qual acabou por não ser possível devido ao atraso da reunião do Crisma na nossa paróquia, uma vez que nela estavam presentes alguns membros do grupo.
Assim sendo, realizámos a calendarização de algumas actividades, de destacar a participação na campanha do Banco Alimentar nos dias 27 e 28 de Novembro. Estamos também a analisar a possibilidade de realizar o Magusto da comunidade, mas caso as exigências burocráticas não o permitam, iremos fazer o Magusto do grupo. Por outro lado, alguns membros manifestaram vontade de participar no Itinerário Espiritual Jovem em Dezembro, e também de realizar a Ceia de Natal do grupo.
No que diz respeito ao Banco Alimentar, informamos que qualquer pessoa se pode voluntariar para esta causa, sendo que cada turno corresponde a 3 horas e se pode optar por realizar apenas um turno ou mais, num dia ou noutro. Para isso, basta contactar o 234 381 192 ou o email ba.aveiro@bancoalimentar.pt.
Sê, também tu, voluntário!

Análise do grupo

Na reunião do dia 09, tivemos o prazer de receber mais dois novos membros no grupo (a Sofia e a Cátia), pelo que realizámos o acolhimento e explicámos algumas das actividades já realizadas pelo grupo. Por outro lado, fizemos também uma actividade em que tentámos descobrir o que estava mal no grupo e pretendíamos mudar, assim como definir os nossos objectivos para o próximo ano e as formas de os alcançar. Todos sugeriram actividades para organizar e temáticas de reuniões, assim como alguns convívios. Com a informação recolhida, iria ser criado um calendário com o nosso plano de actividades.

Partilha de experiências

No dia 02 de Outubro, foi tempo de dar atenção aos novos membros universitários e às suas aventuras, assim como aos outros membros que mudaram de escola. Em resumo, foi uma partilha de experiências e sentimentos que nos enriqueceu a todos, e em que cada um pôde aconselhar e dar a sua opinião ao outro, acerca das dificuldades que sentiam. Apercebemo-nos, assim, de que é necessário que todos sintam o apoio do grupo no seu dia-a-dia, principalmente nesta fase de adaptação.

Modificação da sala do grupo


Já no dia 25, foi tempo de dar uma arrumação à nossa sala e modificar o layout, de modo a ficar mais acolhedora e aludir a recordações para onde quer que o nosso olhar se fixasse. Todos deram a sua opinião e o resultado foi bastante positivo! :)

Novo ano pastoral

Chegando ao mês de Setembro, é tempo de ter ideias, ganhar forças e iniciar mais um ano pastoral.

No dia 18, passámos uma tarde de convívio em jeito de despedida e acolhimento, uma vez que alguns membros do grupo iriam iniciar a vida universitária noutros pontos do país e, por isso, teriam menos disponibilidade para irem a futuras reuniões. Assim sendo, tivemos uma conversa aberta sobre o futuro de cada um, e passámos também um bom bocado com o jogo “será que eu…?”.
À noite, depois da missa, jantámos todos juntos no meio de muitas gargalhadas, e até descobrimos novos dotes “fonéticos” de alguns membros ;)
Depois do jantar, o grupo foi dividido e iniciou-se uma caça ao tesouro nas várias salas de catequese, em busca de material que nos fosse familiar (fotos, livros, símbolos, lembranças de eventos, etc.). Este material foi então recolhido e, após reflexão acerca do grupo em ambiente escuro e visualização das fotos do retiro, foi depois colocado num grande placar, que agora decora a nossa sala.

Retiro do grupo, 2010

Para finalizar o nosso plano de actividades, decidimos realizar um retiro em Julho.
Foi um fim-de-semana bastante intenso e produtivo, não só para a alma mas também para o coração de cada um de nós, pois apercebemo-nos de algumas realidades que desconhecíamos e conseguimos também, por meio de uma conversa aberta, proporcionar a oportunidade de mudança e crescimento para alguns elementos do grupo.
Assim, o retiro resumiu-se em muito convívio, muitos risos e também muitas reflexões...
 

(a nossa amiga de fim-de-semana "Lia")
No final, foi também mostrado um vídeo, que ilustra a base deste grupo que é o Grupo de Jovens Paroquial da Gafanha da Encarnação NautaeMomentos, sem dúvida, para recordar e reviver...

Dias atarefados...

Olá a todos!

Desde já, pedimos desculpa por não termos utilizado o nosso blog, mas estes últimos meses foram bastante atarefados e com muitas mudanças à mistura...
No entanto, prometemos que daqui em diante, vamos ser mais assíduos com as entradas de mensagens no blog! É importante terem conhecimento do que andamos a fazer, para poderem fazer sugestões e críticas, e assim todos podermos crescer em conjunto. Por isso, comentem!

Eis um resumo do que se passou nestes últimos meses:

Março
- Participação no concurso de música religiosa FÉstival em Estarreja, com a música "Enche o mundo de cor":



- Participação no Dia Mundial da Juventude, na Murtosa:


Abril
- Realização da adoração ao Santíssimo, participação na formação QAHAL, no Itinerário Espiritual Jovem, e ainda na caminhada arciprestal "Chamado à Felicidade":

Maio
- Participação no Fátima Jovem 2010 "Uma directa com Maria":

Julho:
- Participação na Sardinhada Jovem, promovida pela equipa arciprestal de Ílhavo.
- Organização de um retiro.


Agosto
- Participação na passagem da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude pela diocese de Aveiro: